Nesta quinta-feira (17), é celebrado Dia da Apicultura, as operárias produzem mel, geleia real e cera ao longo do ano, além de alimento para a colmeia. Logo, assim que as abelhas terminam o processo, que dura cerca de três semanas, os apicultores recolhem o mel e a geleia para obterem outros produtos.Trata-se da criação racional de abelhas tanto para lazer como comercialização do mel e subprodutos.
A Apicultura é vista como excelente atividade complementar de renda, principalmente para aqueles que se enquadram na Agricultura Familiar, sendo também exercida e recomendada por apicultores que a encaram como atividade principal. Este Boletim Técnico, longe de pretender esgotar todos os conhecimentos disponíveis sobre
Visa auxiliar os iniciantes na atividade em suas primeiras colmeias, como também ampliar as informações àqueles que já estão na atividade.
Outro importante exemplo a ser observado na natureza das abelhas é o do associativismo. Como elas, é com a colaboração entre todos e a união que os apicultores podem aperfeiçoar seus conhecimentos, trocar experiências e se ajudarem mutuamente na produção e comercialização dos produtos.
A evolução da apicultura mostra a importância dessa atividade para a humanidade. Além de ser prazerosa, a criação de abelhas tornou-se um meio de produzir alimento saudável e rico em nutrientes para as pessoas, além de proporcionar renda para muitas famílias rurais.