Nesta quarta-feira (09), é celebrado o Dia do Atletismo, um esporte caracterizado por explorar importantes habilidades humanas. A corrida foi um dos primeiros esportes praticados em competições.
Conhecido como “esporte-base” por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano.
“O primeiro registro de competições esportivas que se tem notícia aconteceu em Olímpia, na Grécia, em 776 a.C. Nessa competição, o Atletismo era o único esporte praticado, sendo disputada uma corrida de aproximadamente 200 metros denominada de “stadium”.
Com o passar dos anos, outras modalidades foram surgindo, como o salto em distância e o lançamento de disco. Essas provas em Olímpia deram origem às famosas Olimpíadas, que acontecem até os dias atuais a cada quatro anos.
A prática do Atletismo no Brasil iniciou-se por volta de 1850 e, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, foi provavelmente inserida no território por marinheiros ingleses. Apesar de ser uma prática antiga, apenas nos Jogos de Paris, em 1924, o Brasil criou a sua primeira equipe de Atletismo olímpica.”
Provas de pista: Essas provas incluem os diversos tipos de corrida existentes, tais como as rasas, de revezamento, com barreiras e com obstáculos.
Provas de campo: Englobam provas como salto em distância, salto com vara, arremesso de peso, lançamento de dardo e disco, entre outras.
De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
A prova mais curta do Atletismo é a prova de 100 metros rasos, que dura menos de 10 segundos. No percurso dos 100 metros, os atletas dão, em média, 45 passadas e podem chegar a 30 km/h. Para fins de comparação, uma pessoa comum daria cerca de 55 passadas e alcançaria a velocidade de 22,5 km/h.
A maratona é a corrida mais longa do atletismo. São 42,195 km de muito esforço, desgaste, dificuldade e resistência. Historicamente é a última e mais emocionante prova dos Jogos Olímpicos.
Os maiores eventos esportivos do atletismo são os jogos olímpicos, realizados a cada quatro anos; os jogos Pan-Americanos, a cada dois anos, e os mundiais, que acontecem a cada ano.