O Natal já passou, uma das festas mais importantes do ano, em que é tradição armar a árvore com diversos ornamentos. Mas como a festa já terminou, muitos se perguntam quando a árvore deve ser desmontada.
Quando é que a árvore de Natal é desmontada?
Não existe uma data exata e universal para desmontar a árvore de Natal, variando de acordo com a cultura e parte do mundo. Confira as datas que são usadas de acordo com as várias tradições:
- 6 de janeiro
- 7 de janeiro:
De acordo com o Feng Shui, um antigo sistema filosófico chinês, o melhor dia para desmontar a árvore de Natal é 7 de janeiro, depois do Dia dos Reis. Desmontá-la neste momento é considerado vital para equilibrar as energias e atrair abundância para casa no novo ano.
- 3 de fevereiro:
Há pessoas que preferem remover a árvore no início de fevereiro para coincidir com o Dia da Candelária, que é consequência do Dia dos Reis.
- 2 de janeiro:
Uma data muito comum para desmontar a árvore de Natal é depois do Ano Novo, pois marca um novo começo.
A história por trás da árvore de Natal: como nasceu esta tradição?
Como desmontar a árvore de Natal?
Para evitar acidentes, é bom seguir algumas dicas ao desmontar as árvores de Natal:
- Desligue as luzes primeiro.
- Retire um a um os ornamentos e armazene-os em caixas individuais.
- Limpe o pó dos ramos antes de iniciar a desmontagem.
- Embale as partes da árvore em uma mesma caixa.
- Mantenha bem fechadas as caixas da árvore e das decorações de Natal, para que não entrem poeira ou insetos.
Qual é o significado da árvore de Natal?
A árvore de Natal representa o nascimento de Jesus, o filho de Deus que foi dado à luz por Maria. O pinheiro representa a vida e a estrela no topo a estrela de Belém que os reis magos seguiram para encontrar o paradeiro do recém-nascido.
No entanto, sua origem é muito mais antiga e não se relaciona com o cristianismo. A história da árvore vem dos celtas na Europa, que celebravam em 8 de dezembro o nascimento de Frey, seu Deus da chuva, do sol nascente e da fertilidade, relacionado às colheitas.