Uma boa notícia para os criadores de conteúdo! O YouTube lançou nesta quinta-feira (4) uma atualização da ferramenta “Apagar Música” que permite retirar facilmente músicas com direitos autorais dos vídeos sem afetar o restante do áudio, como falas e efeitos sonoros.
O CEO do YouTube, Neal Mohan, anunciou a novidade no X (Twitter) afirmando: “Boas notícias, criadores: nossa ferramenta atualizada de ‘Apagar Música’ ajuda a remover facilmente músicas reivindicadas por direitos autorais do seu vídeo (mantendo o resto do áudio intacto).”
Em um vídeo explicativo, a empresa revelou que vinha testando a ferramenta há algum tempo, mas que a precisão na remoção das músicas protegidas não era a ideal. A nova versão utiliza inteligência artificial para detectar e retirar especificamente a canção, sem interferir no restante do áudio do clipe.
Mesmo com o recurso aprimorado, o YouTube alerta em sua página de suporte que, em alguns casos, o algoritmo pode falhar em isolar a música. “Essa edição pode não funcionar se a música for difícil de remover. Se a ferramenta não conseguir retirar a reivindicação do vídeo, você pode tentar outras opções de edição, como silenciar todo o som nos segmentos reivindicados ou cortá-los”, explica a companhia.
Como alternativa, os criadores podem optar por “Silenciar todo o som nos segmentos reivindicados” para mutar trechos do vídeo que contenham material possivelmente protegido por direitos autorais. Após a edição bem-sucedida, o YouTube remove a reivindicação de ID de conteúdo, sistema usado pela plataforma para identificar o uso de conteúdo protegido em diferentes clipes.