AMD Zen 5: Atualização do Windows 11 melhorará desempenho de CPUs

Fonte: CenárioMT

Processador AMD Ryzen flutuando
Créditos: Divulgação / Amd

A AMD anunciou recentemente que a próxima grande atualização do Windows 11, a versão 24H2, trará melhorias significativas de desempenho para seus novos processadores Zen 5. A linha Ryzen 9000, lançada no início deste mês, não conseguiu atender às promessas de desempenho da AMD em muitos testes. Após rumores de um bug no sistema operacional, a fabricante de chips revelou que o código de previsão de ramificação específico da AMD será otimizado na versão 24H2 do Windows 11, que está prevista para ser lançada no próximo mês.

O comentário da AMD

“O Zen 5 terá o maior impulso, mas essa atualização do Windows também melhorará o desempenho do Zen 4 e do Zen 3”, admitiu a AMD. Embora a empresa não tenha revelado exatamente quanto seus processadores mais antigos ficarão mais rápidos, ela está prevendo uma melhoria de desempenho de 13% para seu CPU 9950X em Far Cry 6 rodando 24H2 em vez de 23H2, e um aumento de sete por cento para Cyberpunk 2077. Ambos são aumentos bastante significativos para uma única atualização do Windows. A AMD afirma que está “colaborando com a Microsoft para lançar essa atualização opcional para todos os usuários do Windows 11 em breve”.

Alguns revisores descobriram que, em alguns casos, o Ryzen 9 7950X da geração anterior parecia ser um valor melhor do que o novo Ryzen 9 9950X, o carro-chefe da AMD. Em uma média de 13 jogos rodando em 1080p com uma RTX 4090, o Hardware Unboxed descobriu que o 9950X era apenas um por cento mais rápido que o 7950X existente. Em tarefas de produtividade, essa diferença foi de apenas 3%.

Agora, teremos que esperar pelos testes dos revisores com a versão 24H2 e esses últimos chips Ryzen para ver se as afirmações sobre um impulso maior para esses processadores são precisas, especialmente porque os processadores Zen 4 e Zen 3 também serão melhorados. Apesar dos resultados iniciais de benchmark de jogos pouco impressionantes para o 9950X, a AMD insiste que a série Ryzen 9000 “oferece desempenho líder em criação de conteúdo, produtividade e aplicações de IA”.