Recentemente, a notícia de que o TikTok poderia acabar veio à tona, deixando os usuários da plataforma em meio a uma montanha russa de especulações. O motivo da possível desativação é uma série de questões relacionadas à segurança cibernética e preservação da privacidade de seus usuários, pois o app é de propriedade da empresa chinesa ByteDance.
Além dos riscos de segurança envolvidos na utilização do aplicativo, os Estados Unidois recentemente anunciou o banimento do TikTok por vazamentos de dados.
Autoridades de inteligência e legisladores dos EUA temem que o governo chinês possa acessar efetivamente qualquer informação que as empresas de aplicativos com sede na China tenham coletado de usuários americanos, desde endereços de e-mail até interesses do usuário e carteiras de motorista
Como uma rede social muito usada por adolescentes e milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vozes estão sendo levantadas na internet, defendendo o direito destes usuários de serem informados sobre a verdadeira natureza do risco do aplicativo.
TikTok no Brasil
É importante salientar que nenhuma decisão definitiva sobre o assunto foi ainda tomada no Brasil. No entanto, com a possibilidade de o TikTok acabar, é importante que as pessoas fiquem atentas às notícias sobre o tema para que possam entender de maneira clara os riscos envolvidos e tomar as medidas necessárias para proteger sua privacidade e segurança.
Nos últimos dias, a empresa ByteDance, que além do TikTok, administra o Helo, uma rede social “irmã” do TikTok foi anunciado a retirada do mesmo das plataformas de download, ou seja, o Helo deixará de existir, porém o TikTok continua a todo vapor.
Não há indícios de que o TikTok será encerrado no Brasil.
O fim do Helo, “irmã” do TikTok
No comunicado oficial divulgado pela ByteDance na última sexta-feira (26) sobre o fim do app, a empresa agradeceu aos usuários pelo apoio e informou que pretende encerrar as atividades no dia 30 de junho, mas, neste momento, já não é mais possível baixar o aplicativo nas lojas digitais.