A fabricante de veículos elétricos Tesla emitiu um alerta urgente para dezenas de milhares de proprietários australianos de seus modelos Y e 3. Um defeito de fabricação pode fazer com que os capôs dos carros se abram inesperadamente enquanto estão em movimento.
O serviço de recall de veículos do governo federal divulgou nesta manhã um aviso aos donos de Tesla Model Y e Model 3 produzidos entre 2020 e 2024. Estima-se que cerca de 35 mil veículos estejam afetados na Austrália.
Segundo o comunicado, “devido a um defeito de fabricação, a trava do capô pode não detectar quando é aberto pelo motorista e, portanto, falhar em alertar o motorista sobre o capô aberto”. O aviso destaca ainda que “se o veículo for conduzido com o capô destrancado, ele pode abrir abruptamente durante a condução, resultando em obstrução da visão do motorista. A obstrução da visão do motorista pode aumentar o risco de acidente, causando ferimentos ou morte a usuários da via”.
A Tesla entrará em contato com os proprietários afetados para realizar uma atualização de software remota (OTA) nos veículos. Aqueles que já possuem a versão 2024.20.3 ou posterior do software não são afetados.
A empresa recomenda que os proprietários confirmem a versão do software de seus veículos acessando “Controles” > “Software” na tela sensível ao toque. Para mais informações, os clientes devem entrar em contato diretamente com a Tesla.