A OpenAI está abrindo caminho para uma nova IA com o codinome Strawberry, ela será integrada ao chatGPT e GPT-4, potencialmente transformando as capacidades dos chatbots.
Uma adição promissora
Strawberry, originalmente conhecida como Q*, está em desenvolvimento há algum tempo. É particularmente hábil em raciocínio matemático, uma habilidade com a qual os atuais chatbots costumam ter dificuldades. Além disso, suas habilidades avançadas de programação e outras a tornam adequada para abordar tópicos mais subjetivos.
Uma versão simplificada do Strawberry está programada para se tornar parte do ChatGPT ou GPT-4 ainda este ano. Este modelo menor tem como objetivo manter o mesmo nível de desempenho que seu contraparte maior, sendo mais econômico e fácil de operar.
Além do GPT: O potencial do Strawberry
A versão maior do Strawberry já provou seu valor em outras áreas. Pode gerar dados de treinamento de alta qualidade, conhecidos como “dados sintéticos”, que podem ajudar a reduzir a dependência de dados do mundo real e melhorar a precisão dos modelos de IA. A OpenAI está usando essa tecnologia para treinar o sucessor do GPT-4, com o codinome Orion.
Confira nosso post anterior sobre o Strawberry!
Um passo rumo à transparência
A confiança da OpenAI no Strawberry é evidente em sua decisão de apresentar a tecnologia a funcionários de segurança nacional dos Estados Unidos. Essa medida provavelmente faz parte dos esforços da empresa para aumentar a transparência e abordar preocupações sobre os potenciais riscos da IA.
À medida que a data de lançamento se aproxima, a comunidade de IA aguarda ansiosamente para ver como essa tecnologia inovadora impactará o futuro dos modelos de linguagem.