Cuiabá é uma das sete capitais que, a partir de segunda-feira (19), passam a contar com a tecnologia 5G de 3,5 GHz.
Além da capital mato-grossense, também passarão a contar com o padrão de tecnologia Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Maceió, São Luís e Teresina.
A liberação foi anunciada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nesta quarta-feira (14).
Essas cidades poderão ativar as estações com a tecnologia a partir da próxima segunda (19).
Elas somam-se a outras 15 capitais que já receberam a conexão nos últimos meses.
Em Cuiabá, segundo a Anatel, até 28 de novembro, as operadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, no mínimo, oito estações de 5G ativadas.
Em Aracaju, serão oito estações, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.
A decisão de liberar o sistema foi tomada pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), que se reuniu, na manhã desta quarta-feira, para deliberar os próximos passos da implantação do 5G no país.
Com a decisão, serão 22 capitais a contar com a tecnologia funcionando até o início da próxima semana.
Ainda falta ativar o 5G puro em: Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA), todas na região Norte.
Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até 2029.
A meta definida pela agência para as operadoras é de uma antena de 5G a cada cem mil habitantes.
A Anatel informou que o cronograma do 5G sofreu atrasos devido à falta de equipamentos vindos da China, que decretou lockdown por causa de uma nova onda da pandemia de Covid-19.
QUINTA GERAÇÃO – Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018.
É é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
A internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz) oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).
O 5G significa um avanço em relação aos padrões anteriores em uma série de aspectos:
– Permite mais dispositivos conectados, o que está se tornando necessário diante do crescimento da chamada “Internet das Coisas”, com o crescimento da comunicação máquina a máquina;
– Aumenta a velocidade de conexão, permitindo um consumo de serviços mais complexos com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de vídeos e áudios em tempo real (streaming) ou os jogos eletrônicos;
– Diminui a reposta da conexão (latência), melhorando e contribuindo para que os dispositivos móveis tenham uma conexão que permita aplicações em tempo real ou que demandam trocas de informação de forma rápida;
– Tem maior capacidade de banda, o que é importante diante do aumento de informações que são publicadas e circulam na internet, seja a criação de mais conteúdos ou a melhoria da qualidade, como no áudio ou na definição em vídeo
VEJA A LISTA DAS CAPITAIS COM O 5G:
Aracaju
Brasília
Belo Horizonte
Boa Vista
Campo Grande
Cuiabá
Curitiba
Fortaleza
Florianópolis
Goiânia
João Pessoa
Maceió
Natal
Palmas
Porto Alegre
Recife
Rio de Janeiro
Salvador
São Luís São
Paulo
Teresina
Vitória
Com informações da Agência Brasil