Redes sob julgamento: STF se aproxima de decisão sobre responsabilização

Ministro Nunes Marques inicia voto final enquanto STF forma maioria para declarar inconstitucional artigo do Marco Civil da Internet.

Fonte: CenárioMT

Redes sob julgamento: STF se aproxima de decisão sobre responsabilização
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu início ao último voto no julgamento que discute a responsabilidade civil das plataformas digitais por postagens ilegais feitas por seus usuários.

O julgamento chega à sexta sessão consecutiva, e a maioria da Corte já se posicionou: por 8 votos a 2, os ministros entendem que é inconstitucional o Artigo 19 da Lei 12.965/2014, o Marco Civil da Internet. Esse dispositivo condiciona a responsabilização das redes sociais à existência de uma ordem judicial não cumprida.

A sessão começou com atraso de duas horas, às 16h35, devido a um almoço entre os ministros para tentativa de acordo sobre a formulação da tese final da decisão. Ainda que o placar esteja formado, a tese definitiva precisa ser aprovada para estabelecer critérios objetivos às plataformas sobre remoção de conteúdos como discursos de ódio, mensagens antidemocráticas e ofensas pessoais.

A decisão do STF pode representar uma mudança significativa no funcionamento das redes sociais no Brasil, ao impor novas obrigações legais às empresas de tecnologia que atuam no país.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]