Software de gestão para restaurantes e lanchonetes automatiza processos e reduz custos
O sucesso de um restaurante ou lanchonete não depende apenas do menu, da localização ou da decoração. A gestão eficiente de todos os processos é um dos principais pilares para manter o negócio em atividade e lucrativo, principalmente, nas pequenas e médias empresas. O bloquinho e a caneta para anotar estoque, vendas e o fluxo de caixa são coisas do passado. Eles podem ser facilmente substituídos por um software de gestão para restaurantes e lanchonetes.
Com um sistema específico para o segmento de food service fica fácil automatizar todas as operações. Além disso, a solução descomplica as atividades diárias, evitando perdas, reduzindo custos e melhorando a performance do negócio em geral.
Para que serve um software de gestão para restaurantes?
Um software de gestão para restaurantes vai auxiliar em diversas áreas da administração como controle de estoque e de compras, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, além de fazer a emissão de cupons fiscais. Dependendo do tipo de software, ele consegue integrar todas as áreas do negócio e emitir relatórios com dados em tempo real para um planejamento estratégico e financeiro completo, como é o caso do sistema ERP da Omie.
A automatização de processos e a integração de todas as áreas da empresa, além de facilitar o dia a dia do empresário, também evita desperdícios de materiais, dinheiro e tempo.
Ter a disposição uma ferramenta como essa, permite que os empreendedores ou gestores possam dedicar mais tempo a outros aspectos do negócio como treinamento de equipes, atendimento ao cliente e marketing.
Por que é importante ter um software de gestão específico para o segmento?
A tecnologia é uma aliada dos empreendedores de sucesso e, ter um software de gestão com foco em restaurantes é uma forma de crescer de maneira sólida e organizada.
A integração e a automação de processos diários são essenciais para o gerenciamento adequado do negócio. Sem um controle financeiro e fiscal eficiente e visão ampla de tudo o que acontece na empresa, fica difícil manter a qualidade das operações, o que pode refletir diretamente na imagem do restaurante de maneira negativa.
Quais as funcionalidades mais importantes de um sistema ERP para restaurantes?
Determinadas funcionalidades são imprescindíveis para que a gestão de restaurantes e lanchonetes seja fácil, prática e, principalmente, eficiente. O software de gestão da Omie, por exemplo, oferece controle financeiro completo e a integração com diversos outros processos como:
Fluxo de caixa com relatórios financeiros
Em uma única tela, o sistema mostra o fluxo de caixa do estabelecimento e ainda faz uma projeção para os próximos dias. O empresário consegue acompanhar os saldos em contas, as contas a pagar e a receber do dia, além de relatórios financeiros que reduzem o tempo dedicado a essa tarefa. Por ser online, é possível acessar os dados de qualquer lugar.
Software avisa quando precisa renovar o estoque
Para evitar desperdício e compras não planejadas, feitas na última hora, o software também avisa quando os produtos do estoque estão acabando e ainda sugere um novo pedido de acordo com as últimas movimentações.
Cobrança rápida e cupons fiscais com aplicação de descontos
Na loja de aplicativos Omie.Store o empresário de restaurante ou lanchonete ainda pode usar o aplicativo PDV integrado ao sistema ERP Omie, que é compatível com diversos cartões de crédito. Dessa maneira a cobrança dos clientes é feita de forma rápida e eficaz. A emissão de cupons fiscais também é integrada, com a possibilidade de aplicar descontos e promoções.
Com esse sistema os empreendedores do segmento de alimentação podem contar com um backoffice completo, que organiza as informações em tempo real e permite visualizar todos os dados gerados diariamente através de relatórios gerenciais e financeiros. Os relatórios podem ser personalizados e compartilhados.
Apoio para pequenas empresas
O sistema ERP da Omie é de fácil implementação e operação e oferece suporte total para os usuários. Para impulsionar pequenos negócios, a startup conta com o Omie.fit, sistema gratuito para empresas com movimentação financeira de até R$180 mil por ano.