Na terça-feira à noite, tanto o Facebook quanto o Instagram sofreram interrupções, levando os usuários a recorrerem a plataformas como Twitter e Downdetector para relatar os problemas que estavam encontrando nessas plataformas populares de mídia social.
No final da noite de terça-feira, “Facebook” e “Instagram” eram tendências no Twitter, pois os usuários não conseguiram acessar as plataformas sociais da Meta. Isso levou um usuário a comentar: “Amo que eu sempre possa contar com o Twitter para confirmar que o Meta está fora do ar e todos nós fomos desconectados do Facebook e o Instagram não está funcionando”.
Aproximadamente 134.000 relatórios indicaram problemas com o aplicativo e o login do Facebook, bem como com o site oficial. Um aumento semelhante nos relatórios foi visto nos EUA, com 315.000 relatórios arquivados.
Os usuários do Instagram nos mesmos locais também estavam enfrentando problemas, com um número semelhante de relatórios de problemas no Downdetector. Uma pane global fez as redes sociais apresentarem instabilidade por volta das 12h30 (horário de Brasília).
Por volta das 15h, o Instagram e o Facebook afirmaram em seus perfis no X (antigo Twitter) que o problema tinha sido resolvido e que suas plataformas estavam funcionando novamente.
No geral, as interrupções no Facebook e no Instagram provocaram uma resposta significativa dos usuários e demonstraram o impacto generalizado das interrupções nessas plataformas populares de mídia social.
Vale a pena notar que essas interrupções destacam a dependência dos usuários dessas plataformas para comunicação, interação social e consumo de conteúdo, e o impacto que tais interrupções podem ter em um grande número de indivíduos e empresas que confiam nessas plataformas para vários fins.