- Confiar apenas em senhas não é suficiente para proteger nossas contas on-line.
- Ativar a autenticação de dois fatores é necessário para proteger contra acesso não autorizado às nossas contas.
- Os sistemas de dois fatores fornecem uma valiosa camada adicional de segurança para indivíduos e empresas.
- Você já conhece nossa conta do Instagram? siga-nos
É importante manter uma boa higiene digital em um momento em que os ataques cibernéticos e o roubo de contas estão em alta. E igualmente importantes são algumas medidas para ativar a autenticação de dois fatores em nossas contas e dispositivos.
Esse recurso é conhecido por muitos nomes: autenticação de dois fatores, autenticação de dois fatores, autenticação de dois fatores ou autenticação de duas etapas. Independentemente de como você o conhece, é uma medida de segurança fornecida por quase todas as plataformas e aplicativos de serviços on-line.
A ativação da autenticação de dois fatores é necessária para proteger nossas contas on-line contra acesso não autorizado. Funciona como uma camada de segurança adicional que impede o roubo e o acesso às nossas contas por criminosos cibernéticos, caso eles obtenham nossas senhas.
Proteger contas com senhas expõe apenas os usuários a possíveis ataques cibernéticos, por isso é importante habilitar dois fatores quando disponíveis.
Quão eficaz é a autenticação de dois fatores?
Vários estudos mostraram a eficácia do uso da autenticação de dois fatores para proteger nossas contas. Um estudo do Google de 2019 afirma que esta é a maneira mais eficaz de evitar o sequestro de contas; Por sua vez, outro estudo da Microsoft em 2020 garantiu que 99% das contas comprometidas não tinham autenticação de dois fatores ativada.
Outra vantagem dessa função é que ela é muito versátil. Por exemplo, ele pode ser configurado para que você receba um código de acesso exclusivo de seis dígitos via SMS para o seu telefone, que deve ser inserido para acessar sua conta. Se um cibercriminoso de alguma forma obtivesse suas credenciais de acesso, ele também precisaria ter o número de telefone da conta para obter o código e acessá-lo, o que é complicado.
Embora a maioria dos aplicativos e plataformas exija apenas um número de telefone para enviar o código via SMS, em muitos casos também é possível configurar essa camada extra de segurança usando um aplicativo autenticador como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator. Em muitos casos, também é possível verificar a identidade usando uma impressão digital em vez de um código.
“É muito importante não compartilhar esse código com ninguém. Os golpistas geralmente entram em contato com as pessoas via WhatsApp usando vários pretextos e solicitam que elas enviem um código de seis dígitos enviado via SMS para o número da vítima. Encaminhe o código para. O verdadeiro objetivo é compartilhar códigos de autenticação em duas etapas para roubar acesso às contas, diz Camilo Gutierrez Amaya, chefe do laboratório de pesquisa da ESET Latin America.
“Usar um aplicativo de autenticação é mais seguro do que receber um código via SMS, porque no caso de uma vítima de troca de SIM – um ataque em que uma linha telefônica é sequestrada pela clonagem de chips – o código de seis dígitos é enviado ao invasor. terá acesso às nossas contas”, diz ele.
Quais aplicativos e serviços permitem a autenticação de dois fatores?
Serviços como Google, Microsoft, Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, Twitch, TikTok ou LinkedIn permitem que você configure a autenticação de dois fatores.
Cada serviço pode implementar este sistema com pequenas modificações; no entanto, o conceito será sempre o mesmo. Depois de inserir sua senha normal, você será solicitado a inserir outro código temporário.
Embora você tenha a opção de receber este código via SMS, você também pode usar o aplicativo autenticador mencionado acima. Se você escolher a última opção, precisará baixá-la em seus telefones.