Golpes usam temas personalizados e downloads falsos para infectar computadores com Windows.
Você navega pelo Facebook tranquilamente, vê um anúncio de um tema personalizado para deixar seu computador do jeito que você gosta e, sem nem desconfiar, acaba clicando. Pronto: caiu em um golpe! Pesquisadores em segurança cibernética descobriram campanhas maliciosas na rede social que se disfarçam de ofertas tentadoras para roubar dados de usuários.
De acordo com o BleepingComputer, hackers estão usando anúncios falsos no Facebook para atacar computadores Windows. As propagandas prometem temas para a área de trabalho, jogos piratas e softwares gratuitos, mas, na verdade, escondem um malware (programa malicioso) chamado SYS01.
Como funciona o golpe
Ao clicar no anúncio, a vítima é direcionada a um site falso hospedado em plataformas como Google Sites ou True Hosting. A página imita o download do produto prometido no Facebook e oferece um arquivo ZIP para baixar. Esse arquivo, no entanto, contém o malware SYS01, que rouba cookies do navegador, senhas armazenadas e histórico de navegação.
Além disso, o malware também mira os cookies do Facebook para roubar dados do seu perfil na rede social, como nome, e-mail, data de nascimento e outras informações.
Como se proteger
Para não ser vítima desse golpe e de outros parecidos, a principal recomendação é: não clique em links suspeitos!
Parece óbvio, mas cibercriminosos disfarçam propagandas falsas com muita habilidade.
Se você se interessar por algo anunciado, é melhor pesquisar em sites confiáveis ou ir diretamente na página da empresa para evitar cair em sites falsos.
Por fim, mantenha um bom software antivírus sempre atualizado para te proteger de malwares e outros vírus que possam estar se escondendo em anúncios online.
Tanto o Facebook quanto o Google estão tentando combater esse tipo de prática, mas a vigilância do usuário é fundamental. Fique atento, navegue com cautela e não baixe arquivos de fontes desconhecidas!