Mineração de criptomoedas já era? Sua força agora abastece a inteligência artificial!

Fonte: CenárioMT

Mineração de criptomoedas já era? Sua força agora abastece a inteligência artificial!

A CoreWeave, uma empresa de hiperescalonamento de Inteligência Artificial (IA) parceira da gigante de GPUs Nvidia, expandiu seu contrato existente para alugar capacidade de computação de alto desempenho da Core Scientific. A Core Scientific é uma das maiores proprietárias e operadoras de serviços de mineração de criptomoedas da América do Norte.

Curiosamente, a CoreWeave já atuou no ramo de mineração de criptomoedas. No entanto, há alguns anos, a empresa mudou de foco para renderização de efeitos visuais, serviços de inferência e streaming de pixels. Quando o lançamento do ChatGPT da OpenAI abriu as comportas da demanda por computação para IA, a CoreWeave viu uma oportunidade.

A companhia agora oferece, entre outros serviços, treinamento baseado em nuvem, ajuste fino e operação de diferentes modelos de IA. Por exemplo, trabalhou com a Bit192 para trazer o GPT-NeoX-20B para o Japão.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Para lidar com as necessidades computacionais intensivas de diversos cenários, a CoreWeave utiliza infraestruturas nativas do Kubernetes com mais de 45.000 GPUs Nvidia de ponta. Devido ao rápido crescimento da demanda por tais recursos computacionais, muitos mineradores de criptomoedas, como a Core Scientific, estão redirecionando seus data centers para atender a essa nova necessidade.

O contrato original previa que a Core Scientific fornecesse 200 MW de hospedagem de computação de alto desempenho (HPC) para a CoreWeave por 12 anos. Esse contrato incluía opções para expandir a infraestrutura, o que a CoreWeave recentemente exerceu, conforme anunciado pela Core Scientific.

Os termos do novo acordo preveem a modificação de um total de 100 MW da infraestrutura própria da Core Scientific. Isso adicionará aproximadamente 70 MW a mais de capacidade para a CoreWeave usar para suas GPUs Nvidia em operações de HPC. De acordo com o CEO da Core Scientific, Adam Sullivan, “muitos data centers construídos nos últimos 20 anos não são adequados para suportar os futuros requisitos de computação”.

Por meio de seus data centers específicos para aplicativos (ASDCs), a Core Scientific pode suportar as densidades de energia de rack mais altas necessárias para operações de HPC, como as empregadas pela CoreWeave. O data center da Core Scientific em Austin, Texas, possui um total de 1,2 GW de energia contratada disponível para suas operações.

Até o segundo semestre de 2025, a CoreWeave provavelmente estará alugando cerca de 270 MW dessa capacidade. A empresa também mantém a opção de expandir mais 230 MW de infraestrutura de hospedagem de HPC em outros sites da Core Scientific.

No entanto, a CoreWeave não está operando apenas nos EUA. A empresa também está se expandindo na Europa, com planos para data centers na Noruega, Espanha e Suécia até o final de 2025. A CoreWeave já possui dois data centers no Reino Unido, além de uma sede europeia.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator, analista de TI e game designer no tempo livre.