Pros Devs: Microsoft lança TypeScript 5.5

Fonte: CenárioMT

QoS: Não sofra mais com internet travando! Priorize seus dispositivos

A Microsoft anunciou a chegada do TypeScript 5.5, uma linguagem de programação que agrega funcionalidades em cima do JavaScript. A instalação da nova versão é simples e pode ser feita pelo NuGet ou, se preferir o npm, basta utilizar o comando:

npm install -D typescript

Ao explicar o TypeScript, a Microsoft brinca com o fato de que, se você usa o Visual Studio ou o VS Code para escrever código JavaScript, na verdade, sempre esteve programando em TypeScript. Isso permite que as ferramentas de edição do TypeScript ofereçam autocompletar, navegação por código e refatorações.

O TypeScript 5.5 traz diversas novidades para os desenvolvedores explorarem e implementarem em seus projetos. Confira a lista completa dos novos recursos:

  • Predicados de Tipo Inferidos: Simplifica a inferência de tipos em funções de filtragem e verificação.
  • Restrição de Fluxo de Controle para Acessos Indexados Constantes: Melhora a precisão do tipo após acessos a propriedades de objetos com chaves literais.
  • Marcação JSDoc @import: Permite importar bibliotecas inteiras na documentação JSDoc para uso em comentários.
  • Verificação de Sintaxe de Expressões Regulares: Auxilia na identificação de erros em expressões regulares durante a compilação.
  • Suporte para Novos Métodos ECMAScript Set: Possibilita o uso de novos métodos para operações em conjuntos de dados.
  • Declarações Isoladas: Separa declarações de tipos em arquivos distintos, melhorando a organização do código.
  • Variável de Template ${configDir} para Arquivos de Configuração: Simplifica o caminho para diretórios de configuração em arquivos tsconfig.json.
  • Consulta de Dependências do package.json para Geração de Arquivos de Declaração: Aproveita informações do package.json para gerar automaticamente arquivos de declaração de tipos.
  • Melhorias na Confiabilidade do Editor e Modo de Observação: Aumenta a estabilidade do TypeScript em ambientes de desenvolvimento.
  • Otimizações de Performance e Tamanho: Reduz o tamanho do compilador e melhora a velocidade de compilação.
  • Consumo Facilitado de APIs de Módulos ECMAScript: Simplifica o uso de APIs provenientes de módulos ECMAScript.
  • API transpileDeclaration: Nova API para transpilar arquivos de declaração de tipos separadamente.
[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

A Microsoft já está trabalhando na próxima versão, o TypeScript 5.6, com previsão de lançamento para o início de setembro. Acompanhe o plano de iteração do TypeScript 5.6 para ficar por dentro das novidades.

Também é possível rodar versões noturnas do TypeScript 5.6 através do npm. É importante ressaltar que essas versões são compilações diárias (lançadas à meia-noite, horário do Pacífico) e podem conter bugs. Para experimentá-las, use o comando:

npm install -D typescript@next

Para saber mais sobre como configurar o TypeScript nightly em seu IDE, consulte a documentação específica para VS Code, Visual Studio, Sublime Text e IntelliJ.