O Internet Archive, uma vasta biblioteca digital e um instantâneo histórico da web através da Wayback Machine, voltou parcialmente ao ar após sofrer um ciberataque e um ataque DDoS na semana passada.
A Wayback Machine é uma ferramenta online que permite aos usuários acessar versões arquivadas de páginas da web. Ela funciona como uma biblioteca digital do passado da internet, preservando e indexando milhões de páginas ao longo do tempo.
Embora os usuários possam agora pesquisar a vasta coleção de 916 bilhões de páginas da web arquivadas, o serviço permanece em modo de leitura. A captura de novas páginas da web para acesso futuro está indisponível no momento.
O fundador, Brewster Kahle, anunciou a restauração limitada, descrevendo-a como “provisória” e que pode exigir mais manutenção, o que pode causar interrupções temporárias. Essa indisponibilidade permite que a equipe do Internet Archive investigue o ataque e fortaleça suas medidas de segurança.
O incidente começou em 9 de outubro, quando um ciberataque tirou toda a plataforma do ar. Uma mensagem pop-up, supostamente do atacante, alegou uma “violação de segurança catastrófica”. Mais tarde, o serviço de detecção de violações de dados “Have I Been Pwned” confirmou o roubo de dados do usuário, incluindo endereços de e-mail, nomes de usuário, senhas criptografadas e outros dados internos de 31 milhões de contas.
A interrupção ocorreu apenas semanas depois que o Google começou a adicionar links para sites arquivados na Wayback Machine nos resultados de pesquisa. Essa integração torna a Wayback Machine ainda mais crucial para acessar versões históricas de sites ou conteúdo arquivado.
A equipe do Internet Archive continua trabalhando na restauração completa e permanece comprometida em garantir a segurança a longo prazo da plataforma e dos dados de seus usuários.