O governo russo acusa a Meta, a empresa proprietária da plataforma, de “discriminação” contra a mídia russa. Um comunicado do governo da Rússia informa que, a partir desta segunda-feira, 14 de março, vai impor restrições ao acesso ao Instagram, da Meta Platform Inc no país.
“Em 4 de março de 2022, foi decidido bloquear o acesso à rede do Facebook (de propriedade da Media Platforms, Inc.) no território da Rússia”, disse uma mensagem da agência regulador de mídia russo.
O Facebook e o Twitter também foram bloqueados no território russo. Até o momento, o WhatsApp que também é da Meta, está liberado.
De acordo com a agência estatal, desde outubro de 2020, 26 casos de discriminação contra a mídia russa e recursos nacionais de informação foram registrados pelo Facebook. Dessa forma, o regulador acusou a empresa, de propriedade do grupo americano Meta, de “discriminação” contra a mídia russa, como a televisão Zvezda (do Ministério da Defesa), a agência de imprensa Ria Novosti, a rede internacional RT ou os portais Lenta.ru e Gazeta.ru.
O bloqueio afetará 80 milhões de usuários. A Rússia já baniu o Facebook no país em resposta ao que disse serem restrições de acesso à mídia russa na plataforma.
Os russos usam muito mais o Instagram do que o Facebook, no Facebook tem cerca de 7,5 milhões, o equivalente a 7,3% dos internautas, contra 51 milhões no Instagram.