A Microsoft não depende exclusivamente das vendas de consoles para sustentar seu modelo de negócios, diferentemente da Sony. No entanto, segundo Rhys Elliott, analista da MIDiA Research, o lançamento de GTA 6 pode representar um “último hurra” para os consoles Xbox Series X e Series S. Em entrevista ao Windows Central, Elliott afirmou que, embora o PlayStation 5 tenha vantagem nesta geração, a Microsoft pode se beneficiar consideravelmente em vendas de hardware, especialmente com o modelo Series S.
“Assim como outros títulos emblemáticos da Rockstar, GTA 6 chegará ao PlayStation e Xbox antes de estrear no PC. Portanto, a Microsoft pode ter um empurrão significativo nas vendas do Series S se associá-lo a uma promoção com o lançamento do jogo”, disse Elliott. Ele também destacou que um preço abaixo de US$ 200 para o console pode ser um atrativo para jogadores que desejam aproveitar o game sem investir tanto dinheiro, especialmente em um período de dificuldades econômicas.
Mesmo com o Series S sendo tecnicamente inferior ao Series X e ao PS5, o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, não vê isso como um problema. “Nós apoiamos as plataformas onde os jogadores estão e encontramos maneiras de otimizar os jogos para diferentes tecnologias. Nossas franquias sempre foram bem-sucedidas nisso. Não estou preocupado”, afirmou Zelnick.
O mercado de consoles nos EUA tem registrado queda nas vendas, mas analistas acreditam que o lançamento de GTA 6, combinado com a chegada do suposto Switch 2, pode revitalizar o setor em 2025. O jogo está previsto para estrear no final deste ano para PS5 e Xbox Series X|S, embora um possível adiamento não esteja descartado. Até o momento, a Rockstar Games mantém silêncio após a divulgação do primeiro trailer em dezembro de 2023.