A Google está trabalhando em uma nova funcionalidade para tablets Android que promete revolucionar a maneira como interagimos com nossos dispositivos. O novo “modo desktop” permitirá que os usuários redimensionem e reposicionem aplicativos livremente na tela, facilitando a realização de várias tarefas simultaneamente.
Atualmente, os aplicativos em tablets Android abrem em tela cheia por padrão. Com o novo modo ativado, cada aplicativo aparecerá em uma janela com controles para redimensionar, maximizar ou fechar. Além disso, uma barra de tarefas será exibida na parte inferior da tela, mostrando os aplicativos em execução.
A nova funcionalidade lembra muito o Stage Manager do iPad, que também permite redimensionar e mover janelas pela tela. A Samsung também oferece sua experiência DeX há anos, trazendo gerenciamento de janelas semelhante a um desktop para aplicativos Android em telefones e tablets Galaxy.
Para ativar o modo desktop, os usuários poderão pressionar e segurar a alça da janela no topo da tela de um aplicativo. Com um teclado conectado, também será possível usar o atalho meta + Ctrl + seta para baixo. Para sair do modo, basta fechar todos os aplicativos ativos ou arrastar uma janela para o topo da tela.
A Google observa que os aplicativos fixados na orientação retrato ainda poderão ser redimensionados, o que pode resultar em uma aparência estranha se determinados aplicativos não forem otimizados. No entanto, a empresa planeja abordar esse problema em uma futura atualização, escalando a interface do usuário de aplicativos não redimensionáveis enquanto mantém sua proporção.
Por enquanto, os usuários podem acessar o modo desktop no Android 15 QPR1 Beta 2 para tablets Pixel. Ainda não há informações sobre quando a funcionalidade será lançada para todos os usuários ou se estará disponível no Google Pixel 9 Pro Fold.