Você já terminou de assistir ao noticiário de economia e ficou sem entender muita coisa? Pois é, de forma geral, o mundo das finanças é cheio de termos técnicos que são muito distantes do nosso dia a dia.
E quando os especialistas sugerem alguns investimentos? É pior ainda para entender, não é mesmo?
É muito comum vermos e ouvirmos economistas recomendando, por exemplo, investir no Tesouro Selic e na dívida pública para diversificar a carteira de rendimentos e aplicações.
Tem vontade de entender sobre o LFT-Selic porque quer utilizar o seu capital para obter mais lucros e outras fontes de renda? Reunimos uma série de informações que podem ser úteis para você!
O que é o Tesouro Selic
O Tesouro Selic também é chamado de Letra Financeira do Tesouro, cuja sigla é LFT, e é um título do Tesouro Direto.
Você se lembra o que é Tesouro Direto? É um programa do Tesouro Nacional e da Bolsa de Valores de São Paulo que permite que os cidadãos das mais diversas rendas possam investir em títulos da dívida pública, isto é, possam se tornar investidores do País.
Um desses títulos do Tesouro Nacional que são negociados é justamente o Tesouro Selic.
Principais características do Tesouro Selic
Além de ser um título pós-fixado, isto é, cuja rentabilidade varia de acordo com a taxa básica de juros do Brasil, que é chamada, justamente, de taxa Selic, o Tesouro Selic possui algumas outras características importantes.
O LFT possui Alta liquidez
O Tesouro Selic possui alta liquidez. Você faz ideia do que isso significa? Bem, liquidez, em economia, é a facilidade e velocidade com que os ativos – os bens ou investimentos – podem ser convertidos em dinheiro, em capital.
Portanto, quando dizemos que o Tesouro Selic possui alta liquidez, estamos dizendo que ele converte rapidamente o ativo, o investimento, em dinheiro. Ou seja, o retorno é rápido.
Tesouro Selic tem menor volatilidade
Outra peculiaridade do Tesouro Selic é quanto à volatilidade, que é menor, quando comparada, por exemplo, a outros títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro IPCA.
Na economia, a volatilidade é uma estatística de quanto e como um ativo oscila em um período. Isto é, é uma análise da intensidade e da frequência com que um bem ou investimento variou ao longo do tempo. Com isso, o investidor consegue estudar melhor a aplicação.
Quando dizemos que o Tesouro Selic é menos volátil, estamos dizendo que ele oscila com menos intensidade e frequência e, por isso, ele é um investimento mais conservador, para quem não quer correr muitos riscos.
Tesouro Selic é tributado no IR
Se você está procurando um investimento que não precisa ser declarado no Imposto de Renda, então, esse investimento não é o Tesouro Selic, já que o seu rendimento é tributado.
Dependendo do tempo em que fica aplicado o investimento, a taxa de tributação pode variar entre 22,5% (até 180 dias) e 15% (mais de 720 dias).
Rentabilidade do Tesouro Selic
Como já dissemos, o Tesouro Selic é pós-fixado e sua rentabilidade varia de acordo com a taxa Selic.
A Selic é uma sigla que significa “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”. Embora seja um mecanismo complexo, vamos nos concentrar em como a Selic afeta a vida de quem quer investir.
Bem, a taxa Selic corresponde aos juros básicos da economia brasileira. Trocando em miúdos, essa taxa é o que o governo aceita pagar pelos títulos da dívida federal.
E são justamente esses títulos que servem de base para os mais diferentes investimentos, sejam eles do Tesouro Direto ou de outras aplicações.
É por isso que quando há uma queda da taxa de juros (quanto menos o governo se dispõe a pagar pelos títulos da dívida federal), menos os investimentos, como o Tesouro Selic e outros tipos de aplicações como a LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), vão render.
É por essa razão que o investidor deve estudar justamente a taxa básica de juros para tentar calcular a rentabilidade.
Quando investir no Tesouro Selic
Engana-se quem pensa que investir no Tesouro Selic só é bom quando a taxa Selic está oscilando para cima. Segundo alguns especialistas, esse é um investimento de fácil liquidez e seguro que pode te ajudar a compor renda com certa agilidade.
Agora que você viu que o Tesouro Selic não é esse bicho de sete cabeças, que tal estudar um pouco mais e investir?