Imagine um enorme robô humanóide saído de um filme de ficção científica dos anos 80, mas sem nenhuma intenção maligna. É exatamente isso que a West Japan Railway, companhia ferroviária japonesa, acaba de apresentar um novo funcionário para cuidar da manutenção de trechos.
A partir deste mês, a máquina gigante com braços enormes, uma cabeça pequena desproporcional que lembra o Wall-E e olhos grandes e redondos, ficará montada sobre um caminhão capaz de se locomover sobre trilhos. Um operador controlará o robô remotamente, “enxergando” através de câmeras instaladas nos “olhos” do gigante e manipulando seus braços e mãos potentes.
Com um alcance vertical de 12 metros, a máquina pode usar diferentes ferramentas em seus braços para carregar objetos de até 40kg, segurar pincéis para pintura ou até mesmo uma motoserra para poda.
Inicialmente, o foco do trabalho do robô será aparar galhos de árvores que crescem perto dos trilhos e pintar estruturas metálicas que sustentam os cabos de energia elétrica.
Segundo a empresa, a tecnologia vai ajudar a preencher a falta de mão de obra qualificada no Japão, país com uma população cada vez mais velha, além de reduzir acidentes como quedas e choques elétricos sofridos por trabalhadores em serviços realizados em altura.
“Esperamos usar máquinas para todos os tipos de manutenção de nossa infraestrutura no futuro”, disse o presidente da empresa, Kazuaki Hasegawa, em entrevista coletiva recente. “Este robô deve servir como um estudo de caso para lidar com a escassez de mão de obra”, completou.