Dragon: Tempestade adiará resgate de astronautas na ISS

Fonte: CenárioMT

Crew Dragon: Tempestade adiará resgate de astronautas na ISS
Imagem: Boeing

A aventura espacial de Sunita Williams e Butch Wilmore na Estação Espacial Internacional (ISS) ganhará mais alguns capítulos. O resgate da dupla, previsto para esta quinta-feira (26), foi adiado por conta de condições climáticas adversas na Flórida.

A NASA informou que a nova janela de lançamento da espaçonave Dragon, da SpaceX, está marcada para este sábado (28), às 13h17 (horário local), desde que as condições meteorológicas permitam. O Furacão Helene, que se move pelo Golfo do México, ameaça a região do Cabo Canaveral com fortes ventos e chuvas, levando a agência espacial a tomar a decisão de adiar a missão por precaução.

“A segurança da tripulação é nossa principal prioridade”, afirmou a NASA em comunicado. “Estamos monitorando de perto a tempestade e ajustaremos nossos planos conforme necessário.”

Uma missão histórica para a Dragon

Crew Dragon: Tempestade adiará resgate de astronautas na ISS
SpaceX

Os astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov serão responsáveis por pilotar a Dragon, a nona missão tripulada da SpaceX para a ISS. A dupla ficará a bordo da estação por cerca de cinco meses, conduzindo experimentos científicos e realizando manutenções.

Williams e Wilmore, que deveriam ter retornado à Terra em junho a bordo de uma cápsula da Boeing, tiveram seus planos alterados após problemas no sistema de propulsão da nave. Desde então, eles aguardam pacientemente por uma nova oportunidade de voltar para casa.

Com a missão adiada, a dupla americana e o cosmonauta russo devem permanecer na ISS por mais alguns meses, até que a Dragon esteja pronta para a viagem de retorno.