Mais de 1 bilhão de pessoas usam o TikTok todos os meses, de acordo com um comunicado publicado no site do aplicativo para compartilhar vídeos. Algo que é impressionante se você considerar que a plataforma foi baseada na política de não relatar números.
A plataforma de mídia social conhecida pelos vídeos curtos que seus usuários fazem e compartilham é de propriedade da ByteDance Ltd., com sede em Pequim. O conteúdo varia de piadas a pessoas que dançam e que podem se tornar virais rapidamente.
“O TikTok se tornou uma parte amada da vida das pessoas ao redor do mundo devido à criatividade e autenticidade de nossos criadores”, diz o comunicado.
Algumas semanas atrás, observou-se que é muito improvável que alguém com um smartphone não tenha visto nenhum dos vídeos que foram criados no TikTok, mesmo que não tenha uma conta. E é quase impossível porque todos os dias mais de 1 milhão de peças são carregadas na sua plataforma e o conteúdo é tão diversificado que acaba invadindo a Internet e até consegue ser o material usado pela grande mídia.
Como o aplicativo é gratuito para download em 2018 até hoje, ele já está no topo das redes sociais (então, dentro do TikTok, eles se definem como uma comunidade e não como uma rede social). Na verdade, surgiram consultores que, extraoficialmente, dizem que já tem mais de 2 bilhões de downloads e (além de seus 1 bilhão de perfis ativos por mês), dos quais a Colômbia poderia colocar entre 15 e 20 milhões.
Precisamente, esse padrão de vida tecnológico alcançado pelo TikTok é a receita de como ele alcançou entre os mais populares do mundo que já tem uma base de audiência de um milhão de dólares.
Todos os tipos de perfis viram o TikTok. De tutoriais de maquiagem ou culinária, vídeos em quadrinhos a governantes fazendo um pouco de maroma para atrair a atenção. Eles fazem parte de um ecossistema que, de acordo com o Bank Of America, pode ser “a maior ameaça às redes sociais no mercado dos EUA”, já que esses números nem todos são alcançados.
Precisamente, com esses números e a impressionante campanha de expansão que ele liderou em todos os continentes, agora leva muitos a se perguntar quando poderiam ver a plataforma de forma independente no mercado de ações, e não o guarda-chuva de seus desenvolvedores.
A verdade é que, no momento, o TikTok adiciona força não apenas no público, mas com eles, reforça seu modelo de negócios que agora será a venda de publicidade direta.