China dispara na corrida pela energia limpa, mas o carvão ainda freia a transição

Fonte: CenárioMT

China dispara na corrida pela energia limpa, mas o carvão ainda freia a transição

A China lidera o mundo no desenvolvimento de energia renovável e está prestes a deixar todos os outros países para trás. Um novo relatório do Global Energy Monitor (GEM) revela que a China tem quase o dobro da capacidade de energia solar e eólica em construção do que o resto do mundo combinado.

Isso significa que a China está instalando painéis solares e turbinas eólicas a um ritmo impressionante. Analistas projetam que o país atingirá a marca de 1.200 gigawatts (GW) de capacidade eólica e solar até o final de 2024, seis anos antes da meta do governo.

Esse crescimento explosivo é impulsionado pelo forte apoio do governo chinês à energia limpa. O presidente Xi Jinping quer que a China se torne líder em tecnologias verdes e está investindo pesado em energia solar e eólica.

No entanto, o país enfrenta um desafio complicado: equilibrar o crescimento das energias renováveis com a segurança energética. O carvão ainda é uma fonte vital de energia para o país, e a aprovação de novas usinas a carvão aumentou recentemente.

Além disso, armazenar toda a energia limpa gerada por essas novas usinas eólicas e solares será um problema. A China precisa de melhores soluções de armazenamento para aproveitar ao máximo sua energia renovável.

Apesar desses obstáculos, a China está dando um grande passo em direção a um futuro mais verde. O investimento em energia limpa está se tornando um motor da economia chinesa, e o país está construindo infraestrutura renovável a uma velocidade recorde.

A questão agora é se conseguirão reduzir sua dependência do carvão e se outros países conseguirão acompanhar seu ritmo na corrida pela energia limpa.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator, analista de TI e game designer no tempo livre.