Na tarde desta quinta-feira (26), usuários do ChatGPT foram surpreendidos por um comportamento errático da inteligência artificial. Relatos nas redes sociais e na plataforma DownDetector apontam para respostas incompletas, erros em pesquisas e, em alguns casos, a completa inacessibilidade à ferramenta. A própria OpenAI confirmou a instabilidade, atribuindo o problema a “altas taxas de erro” causadas por um provedor. A empresa informou que está investigando a situação, mas não ofereceu uma previsão para a normalização do serviço. Os erros também afetam outras ferramentas da OpenAI.
A instabilidade gerou um aumento expressivo de 700% nas buscas pelo termo “ChatGPT fora do ar” no Google na última hora, impulsionando o assunto para os trending topics do X (antigo Twitter), com mais de 36 mil publicações até o momento.
Mensagens enigmáticas e falhas no sistema do ChatGPT

Além da indisponibilidade, usuários relataram mensagens inusitadas geradas pela IA. Uma usuária compartilhou com a CBN uma resposta confusa ao tentar resumir textos. Além da mensagem de erro, a plataforma exibiu a seguinte frase: “Caminhos cruzam o vazio. Buscando o que uma vez existiu. O silêncio responde a tudo.”
Outras tentativas resultaram em mensagens igualmente enigmáticas. Em um caso, o ChatGPT respondeu com um texto mais longo, afirmando que o usuário havia acessado uma página inexistente, “onde o conteúdo costumava estar — ou talvez nunca tenha estado”, concluindo que a internet “é cheia de surpresas”. Em outra ocasião, a resposta veio em inglês: “The link was a dream, a shadow of what once was — Now, nothing remains” (“A ligação foi um sonho, uma sombra do que uma vez foi — Agora, nada permanece”).
A combinação de erros técnicos e mensagens enigmáticas deixou os usuários intrigados e ansiosos por uma solução da OpenAI. A empresa segue investigando a causa raiz do problema e trabalhando para restabelecer o funcionamento normal do ChatGPT e suas outras ferramentas.