Aproximação revoluciona pagamento no metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo iniciou o uso de cartões por aproximação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, ampliando o projeto para outras linhas ao longo de dezembro.

Fonte: CenárioMT

Aproximação revoluciona pagamento no metrô de São Paulo
Aproximação revoluciona pagamento no metrô de São Paulo - Foto: Márcia Alves/Metrô SP

O Metrô de São Paulo passou a aceitar, a partir desta segunda-feira (1º), o pagamento de tarifas com cartões físicos de crédito e débito habilitados para aproximação.

A iniciativa integra um projeto piloto nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, que será ampliado ao longo de dezembro para as linhas 2-Verde e 15-Prata. O teste terá duração inicial de seis meses, período em que serão avaliados o nível de adesão e possíveis ajustes operacionais.

[Continua depois da Publicidade]

Aceitabilidade

Os equipamentos aceitarão cartões Mastercard, Visa e Elo, desde que habilitados para pagamento por aproximação. Cartões virtuais em celulares ou relógios inteligentes não serão aceitos nesta fase. Durante o piloto, cada cartão poderá ser usado para apenas uma passagem por vez, sem considerar regras de integração. O mesmo cartão só poderá ser reutilizado após 30 minutos, intervalo sujeito a revisão conforme os resultados dos testes.

Segundo o Metrô, cada estação contará com uma catraca exclusiva para o novo método de pagamento, devidamente sinalizada. Em locais de maior fluxo, promotores uniformizados auxiliarão os passageiros.

[Continua depois da Publicidade]

A expectativa é de que o sistema proporcione mais rapidez no embarque, elimine a necessidade de recargas e facilite a rotina de quem já utiliza meios digitais, ampliando as alternativas de acesso e otimizando o fluxo nas estações.

Estações

Na Linha 1-Azul, as estações que já permitem pagamento por aproximação incluem Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê, Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas e Conceição.

Na Linha 3-Vermelha, a modalidade está disponível em Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé, Carrão-Assaí Atacadista, Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.

No decorrer de dezembro, o projeto também alcançará as estações Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, na Linha 2-Verde.

Já na Linha 15-Prata, passarão a integrar o sistema as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]