Tradutor passa a ser integrado em aplicativos de terceiros com a chegada da nova API.
O aplicativo Apple Translate ganhou destaque na WWDC 2024 com novidades para usuários de iPhone, iPad e Apple Watch (a partir do watchOS 11). Uma das principais adições é a API do Translate, que permite a integração da ferramenta de tradução da Apple em aplicativos de desenvolvedoras terceiras.
Com esse recurso, desenvolvedores não precisam mais depender de plataformas externas para oferecer tradução dentro de seus apps. A API possibilita traduzir textos em diferentes idiomas diretamente na interface do aplicativo, seja individualmente ou em lotes maiores.
Benefício adicional é a utilização de modelos de aprendizado de máquina local, os mesmos usados pelo app Translate. Isso significa que as traduções funcionam offline e os modelos baixados são compartilhados entre o aplicativo principal e qualquer app de terceiros que utilize a API, economizando espaço de armazenamento.
A API do Translate está disponível para dispositivos com iOS 17.4 ou superior. No entanto, o SDK do iOS 18 trará funcionalidades exclusivas, como a exibição dos resultados da tradução em qualquer interface do aplicativo.
O iOS 18 se encontra em fase de beta para desenvolvedores. Uma versão beta pública será disponibilizada no próximo mês, com lançamento oficial previsto para o outono deste ano.
Veja também: Funcionários de gigantes da IA alertam sobre perigos da tecnologia em carta aberta