Em uma reviravolta surpreendente, a Apple aprovou o UTM SE, o primeiro emulador de PC para dispositivos iOS. A decisão chega poucas semanas após a empresa ter barrado o aplicativo, impedindo sua disponibilização em lojas alternativas na Europa. Agora, o UTM SE está disponível gratuitamente na App Store para iPhones, iPads e dispositivos visionOS.
Inicialmente, a Apple havia rejeitado o aplicativo alegando que ele não se encaixava na categoria de “emulador de consoles retrô”. No entanto, o motivo da mudança de rumo não foi esclarecido. O desenvolvedor do UTM SE agradeceu a equipe por trás da AltStore (loja alternativa de aplicativos) pelo suporte e a outro desenvolvedor cuja implementação foi “essencial para esta compilação sem JIT”.
Funcionalidades do UTM SE:
- Modo VGA para gráficos nítidos
- Modo terminal para sistemas baseados em texto
- Emulação de arquiteturas x86, PPC e RISC-V
- Execução de máquinas virtuais pré-construídas
- Criação de configurações personalizadas
- Baseado no QEMU, um emulador confiável
O UTM SE, assim como outros emuladores disponíveis na App Store, requer configuração inicial para funcionar. O aplicativo não vem com nenhum sistema operacional pré-instalado, mas oferece links para tutoriais no site oficial da UTM, que ensinam como emular versões do Windows de XP a 11, além de disponibilizar máquinas virtuais Linux pré-construídas. Capturas de tela da página do aplicativo na App Store também indicam suporte ao Mac OS 9.2.1 e DOS.