A Google anunciou uma novidade para os usuários que estão testando o Android 15: uma nova ferramenta de diagnóstico. A função, que apareceu pela primeira vez na terceira beta, está agora disponível para todos os beta testers com a última atualização.
Localizada nas configurações do sistema, a ferramenta oferece duas opções principais: “Saúde do componente” e “Modo de avaliação”. A primeira permite realizar testes na própria tela do dispositivo, verificando por possíveis defeitos como pixels queimados ou problemas de toque. Além disso, também é possível conferir a saúde da bateria e do armazenamento interno.
Já o “Modo de avaliação” é destinado a testes em dispositivos secundários. O usuário gera um código QR que pode ser escaneado por outro aparelho, iniciando os mesmos testes de tela e toque. Ao final, um relatório é gerado para análise.
Embora seja uma adição útil para verificar rapidamente a integridade do dispositivo, a ferramenta de diagnóstico do Android 15 ainda não é tão completa quanto o recurso existente para Pixel, acessível através do código ##7287##. Este último oferece testes mais abrangentes, porém carece de informações sobre bateria e armazenamento.
A expectativa é que a ferramenta de diagnóstico evolua nas próximas versões do sistema operacional.