Adeus, Skype. A Microsoft fechará o aplicativo de videoconferência uma vez popular em 5 de maio e está incentivando todos os clientes existentes a mudarem para o Teams.
“Para simplificar nossas ofertas gratuitas de comunicação ao consumidor para que possamos nos adaptar mais facilmente às necessidades dos clientes, estaremos encerrando o Skype em maio de 2025 para nos concentrarmos no Microsoft Teams, nosso hub moderno de comunicação e colaboração”, disse a Microsoft em um comunicado.
Para facilitar a migração para o Teams, a Microsoft em breve permitirá que os usuários façam login usando as credenciais do Skype. Depois de fazer o login, os usuários verão todas as suas conversas e contatos do Skype aparecerem no Teams. Essa funcionalidade estará inicialmente disponível para insiders do Teams e do Skype antes de se expandir para outros. Aqueles que não desejam usar o Teams podem exportar seus dados do Skype existentes.
Os novos clientes não poderão mais fazer e receber chamadas internacionais e domésticas usando crédito pré-pago e assinaturas. No entanto, os assinantes atuais podem usar seus créditos e assinaturas até o final do próximo período de renovação. O crédito do Skype também permanecerá acessível até 5 de maio. Não está claro se a Microsoft reembolsará quaisquer créditos restantes após essa data.
O Skype foi criado por Niklas Zennström, Janus Friis e outros quatro desenvolvedores estonianos. Após seu lançamento em 2003, o serviço de chamadas de vídeo entre pares ganhou ampla popularidade, pois permitia que os usuários conversassem com amigos, familiares ou clientes sem pagar taxas extras de longa distância.
No outono de 2005, o Skype tinha alcançado 40 milhões de usuários ativos e foi adquirido pelo eBay por US$ 2,6 bilhões. A Microsoft então adquiriu o serviço em 2011 por US$ 8,5 bilhões.
No fim das contas, o Skype perdeu terreno para o Zoom durante a pandemia. Quando a Microsoft aposentou o Skype for Business em 2021, os dias do Skype já estavam contados.
“O Skype foi uma parte fundamental na formação das comunicações modernas e na habilitação de inúmeros momentos significativos, e estamos honrados por ter feito parte dessa jornada”, diz a Microsoft.