Mato Grosso projeta 98,8 milhões de toneladas de grãos para 2024/25 com foco em tecnologia no Show Safra

Fonte: CenárioMT

Show Safra
Cortevano, robô da Corteva, tira dúvidas sobre manejo agrícola no Show Safra Mato Grosso

Mato Grosso deverá colher aproximadamente 98,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com mais de 30% da produção nacional, o estado se destaca principalmente na cultura da soja, mantendo-a como carro-chefe da agricultura regional. Para apoiar os produtores na busca por maior produtividade e eficiência, a Corteva Agriscience marcará presença no Show Safra Mato Grosso, que acontece entre os dias 24 e 28 de março de 2025, em Lucas do Rio Verde (MT), com inovações em sementes, defensivos e soluções para aquisição de insumos.

Capacitação e conhecimento técnico em destaque

Um dos principais diferenciais da Corteva na feira será o foco em qualificação dos produtores. O estande contará com uma sala dedicada a palestras diárias, reunindo especialistas em culturas como soja, milho e sorgo, além de temas como biológicos, programas de incentivo e tecnologias emergentes. O objetivo é compartilhar as ferramentas mais modernas e práticas que apoiam os desafios enfrentados no campo, começando pela disseminação do conhecimento. Para participar das apresentações, basta visitar o estande da Corteva, localizado na Avenida C, entre as ruas 1 e 2.

Atendimento com Inteligência Artificial

Outro atrativo será o Cortevano, assistente virtual com Inteligência Artificial preparado para responder às principais dúvidas dos agricultores sobre manejo e soluções da empresa. Ele fornece orientações sobre o uso de herbicidas, fungicidas, inseticidas, produtos biológicos e tratamentos de sementes, representando mais uma aposta da Corteva em inovação e tecnologia de ponta desenvolvida ao longo de anos de pesquisa.

Sistema Enlist: inovação no controle de plantas daninhas

Na sua quarta safra no Brasil, o Sistema Enlist® combina produtividade elevada com maior segurança e liberdade para o produtor, permitindo um controle eficiente das plantas daninhas. A tecnologia é composta por três pilares: sementes e biotecnologia, herbicidas inovadores e genética avançada, além de promover boas práticas agrícolas. As cultivares de soja com Enlist E3® são tolerantes ao Enlist® Colex-D® (uma nova formulação de 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as variedades Conkesta E3® trazem, além dessa tolerância, proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que protegem contra diversas lagartas, como a Lagarta-da-Soja, Lagarta-Falsa-Medideira, Lagarta-Elasmo, Lagarta-das-Maçãs e Lagarta-helicoverpa.

No aspecto dos herbicidas, o Enlist® Colex-D® representa um avanço com sua formulação inovadora, que garante controle eficaz de plantas invasoras, com até 90% de redução na deriva quando aplicado com pontas de indução de ar. A volatilidade também é extremamente baixa, com odor reduzido, algo incomum nas versões anteriores do 2,4-D sal amina. O produto permite aplicação desde o pré-plantio até o estágio pós-emergência da soja com tecnologia Enlist®, proporcionando um controle robusto das daninhas e potencializando o desempenho das lavouras.

Experiência interativa no estande Enlist®

Durante o Show Safra, os visitantes poderão vivenciar de forma descontraída o impacto do Sistema Enlist® no controle das invasoras. No Jukebox Enlist, o produtor seleciona a planta daninha mais comum na sua lavoura, e um “modão sertanejo” personalizado com a temática da planta sendo eliminada pelo sistema é reproduzido. A proposta é mostrar, com bom humor, como o produtor pode ganhar tempo e produtividade ao adotar a solução — e ainda sobra tempo para cantar e dançar com a lavoura livre das pragas.