Um dos métodos mais populares de prevenção da gravidez é a pílula anticoncepcional , um medicamento que contém uma combinação de hormônios (estrogênio e progesterona) que interrompe a ovulação.
Segundo dados da Corporación Miles, 71% das mulheres chilenas optam por pílulas para controlar sua fertilidade, e os números indicam que a taxa de insucesso é quase nula (cerca de 0,2%), se forem consumidas corretamente.
No entanto, pouco se fala sobre o fato de que parte desse percentual de falhas pode ser decorrente de interações com outros medicamentos e até mesmo com alguns alimentos.
Acontece que tudo o que comemos repercute em nosso organismo, mesmo que sejam alimentos naturais como frutas. No caso dos anticoncepcionais hormonais, existem produtos que geram interações químicas que podem afetar a eficácia desse tipo de medicamento.
Quais alimentos diminuem a eficácia da pílula anticoncepcional?
Em algumas partes do mundo, tornou-se popular a crença de que o excesso de suco de toranja poderia aumentar a probabilidade de falha nesse método , algo que segundo Molina não estaria tão longe da verdade,
“ As frutas cítricas diminuem a degradação do estrogênio no corpo, o que aumentaria a possibilidade de experimentar alguns dos efeitos colaterais dos anticoncepcionais , como dores nas mamas ou a formação de coágulos sanguíneos”, diz o especialista.
Da mesma forma, o carvão ativado é outra substância com a qual se deve ter cuidado. Não é encontrado apenas em produtos cosméticos, mas também é incorporado ao café, sorvete e até suplementos para perda de peso. Mesmo quando é usado na medicina para capturar e absorver toxinas no intestino, também o faz com nutrientes e outros compostos ativos, como medicamentos.
Segundo Molina, o uso desse mineral em alimentos ou suplementos tem sido contraproducente, pois se descobriu que pode neutralizar os efeitos de drogas como anticoncepcionais , além de produzir desequilíbrios nutricionais.
Por fim, há as ervas que são vendidas em diferentes formatos no comércio informal. A falta de regulamentação sobre a segurança e eficácia destes faz com que muitas pessoas desconheçam como podem interagir com os remédios que são consumidos.
Em muitos lugares, a erva-de-são-joão é usada para problemas ou transtornos de humor, mas sua interação pode reduzir e até suprimir o efeito dos anticoncepcionais.
Infusões de desintoxicação ou laxante também devem ser incluídas , pois “em alguns casos causam diarreia, impossibilitando o organismo de absorver qualquer substância, inclusive anticoncepcionais”.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!