Os problemas para controlar a glicose são muito comuns na população e muitas vezes desencadeiam muitos problemas de saúde, embora um dos níveis iniciais seja o pré- diabetes , ou seja, um diagnóstico com o qual os médicos não apenas alertam que algo está errado no corpo, como também convidam os pacientes melhorar seus hábitos diários e estilo de vida, com a intenção de impedir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Ao receber o diagnóstico de pré- diabetes , deve-se notar que o corpo está com problemas para controlar a glicose e que, portanto, está em níveis acima do normal, embora não seja suficiente para dar um diagnóstico de diabetes. De acordo com a Clínica Mayo, esse problema não está relacionado à idade ou sexo, pois adultos e crianças podem tê-lo.
Leia também: Você tem glicose alta? Aprenda a baixar o nível
Há muitas maneiras pelas quais os níveis elevados de glicose podem ser controlados , e os especialistas alertam que “a progressão do pré- diabetes para o diabetes tipo 2 não é inevitável”; É por isso que muitas vezes depois de receber esse diagnóstico, também são descobertos danos à função de outros órgãos, como o coração, os vasos sanguíneos e até os rins. Apesar disso, não é impossível cuidar da saúde e adquirir melhores hábitos pode prevenir alguns danos.
Dicas para controlar a glicose
Comer alimentos saudáveis
O ideal, com pré- diabetes ou não, todas as pessoas têm uma alimentação saudável, equilibrada e rica em vários nutrientes. As carnes vermelhas e processadas , assim como o consumo excessivo de bebidas ricas em açúcares , podem desencadear esse problema de saúde e desencadear diabetes tipo 2.
Ao iniciar melhores hábitos alimentares, você também deve tentar controlar a pressão arterial e o colesterol ruim no sangue , pois esses são outros dois fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do pré- diabetes e, portanto, do diabetes; Não se deve esquecer que a glicose (que é o que precisa ser regulado) vem de todos os alimentos que são consumidos.
Observe o peso
Sabe-se que o peso é um dos fatores mais relacionados ao diabetes, por isso, quando se tem pré- diabetes , é essencial começar a garantir que ele corresponda entre o índice de massa corporal e o diâmetro da cintura; no entanto, a relação entre os dois deve ser definida por um profissional de saúde. Pois bem, somente especialistas podem ajudar a controlar o peso de forma correta e sem desencadear outros problemas; geralmente exercício e uma boa alimentação são o começo para adquirir melhores hábitos.
Ressalta-se que o ideal nesses casos é a queima de gordura, pois é justamente isso que está diretamente relacionado à resistência à insulina; Da mesma forma, não deve ser esquecido que as cinturas grandes estão associadas a esse problema. Além disso, se além do pré-diabetes, o paciente estiver com sobrepeso e obesidade, melhores hábitos devem ser incentivados para ajudar a atingir o peso ideal.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!