Você sabia que as mulheres sofrem três vezes mais artrose do joelho do que os homens?

Fonte: CENÁRIOMT

Você sabia que as mulheres sofrem três vezes mais artrose do joelho do que os homens?
Você sabia que as mulheres sofrem três vezes mais artrose do joelho do que os homens? FOTO:PIXABAY

A artrose é uma doença degenerativa que afeta muito a qualidade de vida de quem a sofre, pois costuma causar dor. A osteoartrite  é uma doença degenerativa da cartilagem das articulações que todas as pessoas, em maior ou menor grau, vão sofrer ao longo da vida porque supõe o ‘desgaste natural’ das mesmas e um estudo mostrou que, na Espanha, afeta mais as mulheres do que os homens.

Assim, 14% das mulheres sofrem de osteoartrite do joelho, enquanto nos homens a prevalência cai para 5,7%. Assim, pesquisas recentes publicadas em Frontiers in Bioengineering and Biotechnology , ecoaram uma diferença genética no menisco que explicaria o motivo da prevalência desigual da osteoartrite do joelho em homens e mulheres.

Segundo as conclusões dos pesquisadores da Universidade de Alberta (Canadá), essa diferença genética seria a chave. Cerca de 50 por cento das mulheres são mais vulneráveis ​​à osteoartrite do que os homens.

Vale lembrar que o estudo foi realizado simulando condições de baixa gravidade no espaço, com o objetivo de recriar uma situação que mimetize os danos que o menisco pode sofrer por falta de exercício. Alguns dos genes encontrados em mulheres que responderam mais à microgravidade espacial simulada também foram associados ao desenvolvimento da osteoartrite do joelho. 

Por ser um problema relacionado à genética, o estudo sugere a possibilidade de um exame de sangue identificar portadores de um gene de alto risco . Algo muito esperançoso, pois permitiria intervenções precoces. E como curiosidade, também poderia permitir que as mulheres ficassem mais tempo no espaço.

Artrose: Um problema que aumenta com a idade

A osteoartrite geralmente aparece depois dos 50 anos, em articulações muito usadas (mãos, joelhos, pés…), produz deformação lenta e progressiva e produz dor “mecânica”: piora com o movimento e melhora com o repouso . Com o envelhecimento, a cartilagem articular se desgasta ou degenera. Quando a cartilagem é completamente perdida, o osso é afetado e aparecem alterações degenerativas nas articulações .

 Isso é o que conhecemos como osteoartrite. É mais comum em mulheres. Mas como dissemos, a sua presença aumenta com a idade, e metade da população adulta com mais de 50 anos apresenta sinais radiológicos de osteoartrite do joelho. Existem graus de gravidade da osteoartrite,  que são classificados com base nos achados radiológicos. 

No início é o desgaste da cartilagem, que pode apresentar dor ao caminhar excessivamente, em superfícies duras ou irregulares. Às vezes, você pode ter pequenos derrames articulares de líquido sinovial, que geralmente melhoram com repouso e gelo. À medida que a osteoartrite progride, o espaço articular entre os ossos é perdido, os ossos são deformados, deixando osteófitos; e aumenta a dor de características mecânicas, ou seja, andar ou ficar em pé por muito tempo. Um sinal muito típico de osteoartrite é a rigidez após o repouso, que geralmente é de 5 a 10 minutos; e que melhora assim que a atividade começa.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).