O que seria de nossas vidas sem conservas? Você gosta de peixe enlatado? Esta brilhante invenção nos permite armazenar na despensa inúmeros produtos com prazo de validade muito longo, sem a necessidade de refrigerar.
E é certo que latas de atum , cavala, anchovas, sardinhas e outros peixes que nos tiram de sarilhos e que fazem parte das culturas mediterrânicas desde tempos imemoriais ocupam um lugar especial nela.
A Espanha é um grande produtor de conservas de peixe e temos no mercado uma enorme variedade de conservas de peixe de alta qualidade, com diferentes origens, marcas e preços. Somos um povo que gosta muito do seu consumo direto da lata ou como ingrediente em muitas receitas: aperitivos, massas, sanduíches, patês, pizzas…
VIRTUDES NUTRICIONAIS DO PEIXE ENLATADO
Embora não deva ser abusado em detrimento das espécies frescas, o peixe embalado, tanto em lata como em vidro, contém inúmeros nutrientes de grande importância para o nosso organismo. Destacam-se as suas proteínas, ácidos gordos polinsaturados e Ómega 3. Fornecem-nos vitaminas do grupo B, A e D e, em termos de minerais, contêm uma elevada percentagem de cálcio, iodo, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco , que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico e do sistema nervoso. Esses componentes significam que o peixe enlatado nos ajuda a manter uma boa saúde cardiovascular, regula os níveis de colesterol e está envolvido no bom funcionamento das nossas articulações.
VALOR CALÓRICO DO PEIXE ENLATADO
Queremos nos concentrar nas conservas de peixe em óleo, muitas vezes as mais consumidas (sem banir as deliciosas marinadas , simples ou com molhos diferentes , como tomate ou tinta ), para nos perguntar sobre seu conteúdo calórico. Certamente você já considerou isso mais de uma vez e para esclarecer suas dúvidas, mostramos os dados oferecidos a esse respeito pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação.
Referem-se às calorias contidas em 100 gramas de cada um dos produtos do mar conservados em óleo mais consumidos e que ordenamos da maior para a menor quantidade.
- Atum em óleo: 286 kcal.
- Bonito em óleo: 285 kcal.
- Cavala em óleo: 285 kcal.
- Cavala em óleo: 283 kcal.
- Sardinhas em óleo: 210 kcal.
- Lula em óleo: 184 kcal.
- Polvo em óleo: 174 kcal.
- Anchovas em óleo: 135 kcal.
Agora você conhece as calorias que cada um deles tem, e embora o abuso de qualquer um deles não seja recomendado -como quase tudo por outro lado-, é um produto que, consumido com moderação, contribui para seguir uma dieta equilibrada e nos permite ser dos mais criativos na cozinha.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!