Sabemos que seus usos cerimoniais, medicinais ou culinários são referenciados em numerosos escritos de médicos e farmacologistas helênicos.
Tanto que os imperadores romanos são representados com suas coroas laureadas como símbolo de vitória e poder, mantendo também nesta época a crença em suas atribuições medicinais, mágicas e gastronômicas.
Indique seus benefícios
Com foco em seus usos medicinais, podemos afirmar que são utilizadas suas folhas, principalmente seus frutos, que são ricos em cineol, linalol, eugenol e terpineol, além de glicerídeos como o ácido oleico, linoleico, palmítico e láurico.
Na medicina tradicional, Mar Sieira explica que o louro tem as seguintes propriedades:
- Pode ajudar a aliviar cólicas , problemas estomacais e eliminar gases intestinais, combatendo assim a aerofagia.
- É analgésico.
- É relaxante e pode promover o sono, acalmar o estresse e aliviar a síndrome pré-menstrual.
- A folha de louro é adstringente e, portanto, excelente para diarreia.
- Pode ajudar com dores reumáticas e articulares e para quem sofre de artrite.
- Pode ajudar nas pedras nos rins e controlar a pressão arterial.
- Combate o mau hálito .
Como aproveitá-lo
O especialista detalha as formas mais úteis de aproveitar seus benefícios.
-Assim, seu óleo é antiparasitário e antirreumático quando aplicado topicamente, “mas como sempre, deve ser carregado em outro óleo para diminuir sua capacidade de irritar a pele, principalmente em pessoas que tenham alguma hipersensibilidade ao louro”, detalha.
– Como infusão , também pode ser usado no tratamento de problemas digestivos, como gases, dores de estômago e flatulência. Para prepará-lo, você deve colocar as folhas de louro na água fervente e deixar descansar por cerca de 10 minutos e beber depois. Pode ser tomado 3-4 vezes ao dia.
Cuidado nesses casos
Claro, certas precauções devem ser tomadas com esta planta amplamente utilizada:
-O consumo de folhas de louro não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes.
-Em quantidades excessivas, o louro pode causar sonolência , pois esta planta tem efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar distúrbios gastrointestinais, cólicas abdominais e dores de cabeça quando consumida em grandes quantidades.
-O consumo excessivo também pode diminuir bastante os níveis de açúcar no sangue , causando hipoglicemia. Por esta razão, é importante consultar o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usá-lo, especialmente se você acha que pode sofrer de um distúrbio metabólico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!