Você sabe o que é apneia do sono? O ronco durante o sono pode ser um dos ruídos mais irritantes que as pessoas que dormem ao seu redor têm que aturar.
No entanto, o som não é o único problema que o ronco traz, pois também pode indicar que algo está errado com sua saúde.
” Que alguém faça barulho ao respirar durante o sono , mas mantenha a respiração normal pode ser um problema ‘estético’, ou seja, pode incomodar as pessoas que dormem ao lado dele, mas não é patológico”, disse.
Pelo contrário, “o ronco também pode ser a primeira fase de um grande espectro que atinge sua consequência mais grave, que é a apneia obstrutiva do sono ”.
Você sabe o que é apneia do sono?
Para parar de roncar, o principal é conhecer as causas do ronco, que pode ser causado por excesso de peso, obstrução nasal, posição de dormir, entre outros fatores.
- Perder peso se estiver acima do peso. Pessoas com excesso de peso podem ter tecidos extras em suas gargantas, o que contribui para o ronco.
- Parar de fumar pode reduzir o ronco.
- Evite beber álcool perto da hora de dormir. Isso ocorre porque sedativos e álcool deprimem o sistema nervoso central, causando relaxamento excessivo nos músculos, incluindo os tecidos da garganta.
- Trate a congestão ou obstrução nasal . Alergias ou desvio de septo podem limitar o fluxo de ar pelo nariz, forçando você a respirar pela boca, aumentando a chance de roncar.
- Evite dormir de costas e comece a dormir de lado. Ao deitar de costas, a língua cai para trás e estreita as vias aéreas, obstruindo parcialmente o fluxo de ar.
- Elevar a cabeceira da cama cerca de 10 centímetros pode ajudar a parar de roncar.
- Durma o suficiente . Para evitá-los, recomenda-se que os adultos durmam pelo menos 7 horas por noite. Para as crianças, as em idade pré-escolar devem dormir de 10 a 13 horas por dia; crianças em idade escolar de 9 a 12 horas; e adolescentes de 8 a 10 horas por dia.
Caso o ronco seja acompanhado de apneia obstrutiva do sono (AOS), os médicos podem recomendar outros tipos de tratamentos, como:
- Uso de dispositivos orais para manter as vias aéreas abertas.
- Use uma máscara que permita a pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).
- Cirurgias das vias aéreas superiores dependendo do diagnóstico do paciente.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!