A intolerância alimentar é uma reação do sistema imunológico e a intolerância um problema metabólico. Na primeira, predominam sintomas dermatológicos e na intolerância, sintomas digestivos.
Quando algum alimento costuma nos fazer sentir mal, seja porque causa sintomas digestivos ou problemas de pele, a tendência é dizer que causa alergias . Mas nem sempre o que comemos nos faz sentir mal é porque sofremos de uma alergia alimentar, também pode ser uma intolerância .
Atualmente, mais de dois milhões de pessoas sofrem de alergia alimentar. Os casos vêm aumentando nas últimas décadas, principalmente entre crianças e jovens. Em relação às intolerâncias alimentares, estima-se que 1 em cada 3 pessoas apresente sintomas compatíveis com esta alteração.
As alergias e intolerâncias alimentares são patologias que podem partilhar sintomas mas são completamente diferentes e o tratamento também não é o mesmo. A nutricionista Estrella Rubio explica as diferenças .
O QUE É ALERGIA ALIMENTAR
Uma alergia alimentar ocorre quando o corpo entra em contato com uma substância (alérgeno) que o sistema imunológico identifica como uma ameaça. Para lidar com isso, produz anticorpos IgE que desencadeiam toda a cascata de sintomas quando você consome esse alérgeno.
O QUE É INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
A intolerância alimentar ocorre quando o corpo é incapaz de digerir adequadamente um composto em um alimento, causando uma reação clinicamente anormal.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UMA ALERGIA ALIMENTAR E UMA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?
A primeira diferença básica entre os dois distúrbios é que o sistema imunológico está envolvido nas alergias . Na verdade, é uma reação exagerada do seu sistema imunológico a uma substância específica que em outras pessoas não produz nenhuma reação. É uma reação de hipersensibilidade. A intolerância é produzida por mecanismos metabólicos como fenilcetonúria (as proteínas não são processadas), enzimáticos (intolerância à lactose ou frutose) ou farmacológicos ( reações à histamina ).
A segunda diferença básica é que a intolerância depende da dose . “Você pode ser intolerante à lactose, mas tolerar uma determinada dose “, diz a nutricionista-nutricionista. Este não é o caso da alergia , onde o alérgeno deve ser completamente eliminado .
QUAIS SINTOMAS CAUSAM ALERGIAS E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Alergias e intolerâncias alimentares podem compartilhar sintomas digestivos, e é por isso que muitas vezes são confundidas. Mas há sinais que são mais típicos de um ou outro distúrbio e ajudam a distingui-los:
Nas intolerâncias alimentares :
- Predominam problemas digestivos como náuseas, diarréia, dor abdominal, constipação ou gases.
- Eles também podem causar sintomas extra-digestivos, como pele atópica, rinite e enxaqueca .
Nas alergias alimentares :
- Os sintomas dermatológicos mais intensos predominam : coceira, vermelhidão, urticária, erupções cutâneas.
- Inchaço dos lábios e da boca.
- Afetação do canal auditivo.
- Também pode haver diarréia, vômito ou dor de estômago.
- Em casos graves, podem causar problemas respiratórios e choque anafilático que podem causar a morte se não forem tratados.
Os sintomas de alergia podem aparecer imediatamente após a ingestão do alimento ou algumas horas depois. Portanto, fica fácil identificar que a causa é um alimento específico.
No caso da intolerância, como a pessoa afetada pode tolerar certas doses sem notar sintomas, o diagnóstico é mais difícil porque basicamente leva mais tempo para identificar o problema e ir ao médico, pois é simplesmente atribuído a algo que nos faz sentir mal .
De fato, na intolerância há um efeito cumulativo , portanto a pessoa pode não apresentar sintomas até que tenha consumido uma grande quantidade de alimentos.
QUAIS SÃO AS ALERGIAS E INTOLERÂNCIAS MAIS COMUNS
A intolerância alimentar mais prevalente é a intolerância à lactose, que atinge 34% da população. Outros comuns são intolerância a frutas , histamina ou fenilcetonúria.
Em relação às alergias , você pode ser alérgico a qualquer alimento. Se observarmos os “vestígios” comuns que aparecem no rótulo dos alimentos, podemos ter uma ideia dos alérgenos mais comuns.
Assim, são comuns alergias a peixes , a nozes , a sementes , à proteína do leite de vaca (não confundir com intolerância à lactose, que é o açúcar do leite), a frutas . ..
QUAIS TESTES SÃO REALIZADOS PARA DETECTAR ALERGIA ALIMENTAR
Se você suspeitar que pode ter alergia ou intolerância alimentar, consulte um médico imediatamente.
No caso das alergias , a forma mais comum de detecção é a realização de testes alérgicos cutâneos ou testes cutâneos . Eles são feitos na pele para identificar a substância que pode desencadear uma reação alérgica. Para fazer isso, uma pequena quantidade da possível substância causadora da alergia é introduzida na pele.
Testes de provocação oral em que há ingestão de alimentos também podem ser feitos , mas devem ser feitos em um ambiente hospitalar muito controlado porque, se a reação for extrema, pode levar ao choque anafilático.
QUAIS TESTES SÃO FEITOS PARA DETECTAR A INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
No caso de intolerância , o teste respiratório do hidrogênio pode ser realizado para detectar intolerância à lactose, frutose ou sorbitol. O processo envolve beber uma solução e depois soprar em um dispositivo que mede e analisa a quantidade de hidrogênio na respiração do paciente. É um exame muito simples e não invasivo.
As intolerâncias à histamina também podem ser detectadas por testes que medem os níveis de histamina no sangue após a ingestão de certos alimentos.
COMO É TRATADA UMA ALERGIA ALIMENTAR?
No caso de alergias , o alérgeno deve ser totalmente evitado . Extremo cuidado deve ser exercido na higiene e manipulação de alimentos e na contaminação cruzada.
É muito importante que o paciente esteja muito bem informado , não só para não ingerir o alimento como também para evitar o contato com ele.
AS INTOLERÂNCIAS TÊM CURA?
Depende. Se for uma intolerância primária , como a intolerância à lactose, é irreversível porque é uma questão genética.
Mas se for uma intolerância secundária , por exemplo, intolerância à frutose devido ao supercrescimento bacteriano ou ao aparecimento da doença celíaca, pode ser revertida quando a causa raiz é tratada, embora nem sempre seja alcançada.
AS ALERGIAS SÃO CURADAS?
As alergias na população infantil (alergia à proteína do leite de vaca ou aos ovos) podem ser “curadas” quando a criança cresce porque o sistema imunológico amadurece. Também pode ocorrer no caso de adultos.
E no caso das alergias que não revertem com o passar dos anos, tem-se avançado na imunoterapia por meio de vacinas sublinguais.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!