Você perdeu força muscular? Tome mais sol para aumentar a vitamina D

Fonte: CENÁRIOMT

Você perdeu força muscular? Tome mais sol para aumentar a vitamina D
Você perdeu força muscular? Tome mais sol para aumentar a vitamina D FOTO:PIXABAY

A falta de vitamina D, um problema comum hoje em dia, acelera a perda de força muscular. E uma musculatura fraca é sinônimo de envelhecimento acelerado e aumenta o risco de quedas.

Um dos problemas associados ao envelhecimento é a perda de massa e força muscular . Com o passar dos anos, os músculos enfraquecem e o risco de quedas aumenta ou, simplesmente, é preciso se apoiar nos braços da cadeira para se levantar.

 Uma musculatura fraca prejudica a qualidade de vida e a juventude da pessoa, acelera o envelhecimento e também favorece o ganho de peso porque o músculo é o tecido metabolicamente mais ativo e, quando perdido, você queima menos calorias.

Mas é possível parar e até reverter a perda de força muscular e não basta uma alimentação saudável e exercícios: é preciso garantir níveis adequados de vitamina D , vitamina que é sintetizada com a exposição ao sol . Um estudo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Brasil e da University College London (UCL) no Reino Unido mostrou que a suplementação de vitamina D reduz o risco de dinapenia em idosos em 78%.

TOME BANHO DE SOL PARA NÃO LHE FALTAR VITAMINA D

O corpo só sintetiza a vitamina D quando grandes áreas da pele são expostas ao solAs pessoas precisam saber que correm o risco de perder força muscular se não ingerirem vitamina D suficiente. Elas precisam se expor ao sol, comer alimentos ricos em vitamina D ou tomar suplementos e fazer exercícios de resistência para manter a força muscular.

DINAPENIA: A PERDA DE FORÇA MUSCULAR 

A dinapenia é definida como a perda de força muscular que não é causada por nenhuma doença, mas simplesmente ocorre como resultado do envelhecimento.

Porém, em algumas pessoas esse envelhecimento ocorre mais cedo devido a múltiplos fatores (genética, maus hábitos). A fraqueza muscular marcada pela força de preensão, um indicador da capacidade geral de força, mostrou- se associada à idade biológica acelerada . Quanto mais fraca sua força de preensão, maior sua idade biológica. Assim, a força muscular é um indicador do envelhecimento.

COMO MANTER A FORÇA MUSCULAR

Para manter os músculos em forma, é aconselhável:

  • Siga uma dieta saudável com ingestão suficiente de proteínas . O músculo destrói as proteínas que devem ser repostas através dos alimentos.
  • Realize exercícios de força , pois aumenta a massa muscular.

Isso é o suficiente? Este novo estudo mostra que isso provavelmente não é suficiente, pois se os níveis de vitamina D forem deficientes, os músculos serão afetados.

COMO A VITAMINA D AFETA A FORÇA MUSCULAR

“Sabe-se que a vitamina D está envolvida em várias funções do corpo. Na verdade, é um hormônio e suas muitas funções incluem ajudar a reparar os músculos e liberar cálcio para uma contração muscular adequada ” , diz o professor Tiago da Silva Alexandre, um dos autores do livro o estudo.

“Tecido ósseo e muscular estão interconectados não apenas mecanicamente e fisicamente, mas também bioquimicamente. Distúrbios endócrinos, como deficiência ou insuficiência de vitamina D, podem levar à perda de densidade mineral óssea, bem como redução da massa, força e função muscular . Portanto, era esperado que a falta de vitamina D causaria algum tipo de comprometimento muscular e é exatamente isso que nosso estudo mostrou ” .

Para testar a importância dos níveis ideais de vitaminas para a força muscular, os pesquisadores estudaram homens e mulheres com mais de 50 anos. Eles analisaram a força de preensão e concluíram que pessoas com deficiência de vitamina D tinham um risco 70% maior de desenvolver dinapenia ao final do estudo, que avaliou um período de 4 anos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.