O chá verde é uma bebida derivada da planta Camellia sinensis , a mesma que é usada para outras variedades de chá, como o preto. A diferença entre o chá verde e o chá tradicional é que o primeiro é produzido com as folhas não oxidadas da planta, o que lhe permite conter mais antioxidantes e polifenóis.
Graças a esses compostos, o consumo de chá verde tem sido investigado por seus múltiplos benefícios, como perda de peso, redução de colesterol e inflamação e prevenção de emergências cardíacas, como ataques cardíacos .
Além disso, tem sido amplamente estudada como uma bebida que pode ajudar a prevenir uma variedade de cânceres , como mama , bexiga , ovário , colorretal , estômago , entre outros.
Mas esses benefícios foram percebidos com o consumo regular e limitado. De acordo com WebMD , uma porção moderada é reduzida para 8 xícaras de chá verde diariamente , mais do que essa porção pode resultar em efeitos colaterais desagradáveis.
Se você sofre de enxaqueca
O chá verde, como as variedades tradicionais e o café, contém cafeína . Este composto, quando consumido em quantidades excessivas, pode ser responsável por desencadear dores de cabeça incômodas . É por isso que se você sofre regularmente desses desconfortos, pode ver um aumento nas crises se beber muito chá verde.
Se você tem deficiência de ferro
Os mesmos compostos que permitem obter alguns dos benefícios do chá verde também são responsáveis por intervir na absorção de certos nutrientes.
“Os taninos do chá verde podem inibir a absorção de ferro não-heme ” , explicou Mike Roussell , Ph.D. , à revista Womens Health Magazine .
Felizmente, o ferro não heme é aquele que vem de vegetais , como espinafre, lentilha, feijão, ervilha, entre outros. Isso naturalmente é menos absorvido do que o ferro heme obtido de fontes animais.
Se você tem batimentos cardíacos irregulares
Os efeitos da cafeína no coração continuam sendo investigados, pois não há resultados conclusivos a esse respeito.
No momento está definido que quando são consumidas quantidades controladas, inferiores a 400 mg por dia, não deve apresentar grandes problemas.
Mas quando você excede essa porção, as chances de sentir batimentos cardíacos irregulares aumentam . Isso não acontece com todos, e os especialistas recomendam reduzir ainda mais essas bebidas se você for mais sensível a esses efeitos.
Se você toma certos medicamentos
De acordo com o site WebMD , há uma variedade de medicamentos que interagem com o chá verde. O consumo de ambos pode afetar a eficácia dos medicamentos.
O site especializado recomenda não misturar o chá verde com os seguintes medicamentos:
- Efedrina , um medicamento prescrito para tratar bloqueios nas vias aéreas. A superestimulação da cafeína pode levar a sérios problemas cardíacos.
- Nadolol , prescrito para tratar a pressão arterial elevada. O consumo de chá verde diminui os efeitos da droga.
- Atorvastatina , medicamento indicado para baixar os níveis de colesterol no sangue e prevenir ataques cardíacos. O chá verde inibe a absorção dos componentes do medicamento, o que reduz sua eficácia.
Além disso, a bebida pode ter interações moderadas com: adenosina, antibióticos, anticoncepcionais, cimetidina, clozapina, dipiridamol, dissulfiram, estrogênios, fluvoxamina, lítio, anticoagulantes, hepatotóxicos, rulizol, lisinopril, rosuvastatina, carbamazepina, entre outros.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!