Você conhece os benefícios do shiatsu?

Fonte: CENÁRIOMT

voce conhece os beneficios do shiatsu 1160863

Você conhece os benefícios do shiatsu? Quantas vezes você se encontrou no limite sem saber muito bem como lidar com a situação. Principalmente naquelas ocasiões em que você não reconhece um problema sério como fonte de seu desconforto, que vai do plano físico ao emocional e mental, prejudicando todas as tramas.

Leia também: Os 8 benefícios da massagem tailandesa para o corpo e a mente

Reconectar-se consigo mesmo e com seu corpo em momentos como esse é essencial para lidar com estados desse tipo, nos quais você se sente à deriva. Praticar disciplinas onde você trabalha a si mesmo de forma integral, como ioga ou buscar a ajuda de um psicoterapeuta para orientá-lo no processo de saída, são boas decisões.

Nesse sentido, há também um bom número de terapias alternativas para se ‘reequilibrar’, que não são uma cura, mas uma ferramenta para preparar seu corpo e mente para o desafio. Um deles é o shiatsu, do qual você certamente já ouviu falar, mas talvez não saiba defini-lo corretamente.

 Shiatsu significa, etimologicamente, “pressão dos dedos”, o que aponta diretamente para o método utilizado para praticá-lo: a acupressão. É uma terapia manual, uma massagem terapêutica, cujo objetivo é harmonizar corpo, mente e emoção através do contato e estimulação de canais de energia (meridianos) e pontos específicos (tsubos).

O que caracteriza o shiatsu?

Dor nas costas? Dê a si mesmo uma massagem!
A massagem ajuda você a levar uma vida mais harmoniosa e saudável
FOTO:PIXABAY

De acordo com Inma Blanquer, diretora do centro Health & Wellnees Assari em Madrid, o shiatsu não atua apenas a nível musculoesquelético, mas também nos diferentes sistemas do corpo: nervoso, sanguíneo, linfático e hormonal, influenciando positivamente o sistema imunológico, contribuindo para reforçá-la. Segundo o especialista, suas principais características seriam as seguintes:

  • É um tratamento abrangente porque trata e previne ao mesmo tempo 
  • As pressões que são feitas em todo o corpo têm um efeito profundo, não atuam apenas no nível muscular, mas também no nível do sistema nervoso central e periférico, e nos órgãos internos pelo chamado reflexo viscerocutâneo. 
  • Não tem limite de idade e pode ser solicitado por adultos, crianças e idosos, buscando um objetivo diferente em cada caso.
  • Induz o paciente a uma respiração mais lenta e profunda, o que permite maior oxigenação e promove relaxamento profundo 

E quais são suas indicações terapêuticas?

  • Doenças e patologias nas costas 
  • distúrbios circulatórios 
  • Retenção de líquidos 
  • distúrbios musculares 
  • Problemas digestivos 
  • Distúrbios menstruais e pré-menstruais 
  • Na preparação pós-parto 
  • Distúrbios do sistema nervoso, como estresse, ansiedade e insônia 
  • Fortalece o sistema imunológico

Conheça os benefícios do shiatsu?

Além de melhorar certos distúrbios físicos, o shiatsu também pode ajudar a melhorar o estresse , por exemplo. O seu grande poder relaxante e libertador de tensão ajuda-o a desbloquear o seu corpo mas, como asseguram os especialistas nesta disciplina, também o ajuda a tomar consciência dele mais facilmente, bem como dos pensamentos e emoções. 

É por isso que é muito mais do que uma massagem e é precisamente neste ponto que surgem alguns detratores desta disciplina. Mas a verdade é que é a única das terapias orientais reconhecida, juntamente com a acupuntura e a anma (massagem japonesa), oficialmente pelo Ministério da Saúde do Japão.

É praticado sobre a roupa, geralmente sobre um tapete ou esteira no chão e sem o uso de cremes ou óleo. É macio, então também é bom receber. Além de pressões sutis, muitas vezes também inclui rotações e alongamentos. 

Não é nada agressivo, por isso quase não tem contra-indicações, apenas que é melhor evitá-lo em casos de osteoporose, infecções de pele, hemorragias, fraturas ou epilepsia.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).