Abaixo, uma lista dos benefícios do curry:
Efeito anti-inflamatório
O principal benefício será sua capacidade antiinflamatória, visto que os temperos que já são antiinflamatórios por si só (cúrcuma junto com pimenta, coentro ou gengibre). Não precisa ser muito picante , depende de quem está cozinhando. O sabor levemente picante proporciona sensação de saciedade e diminui a fome.
O importante é saber que o caril, graças aos seus ingredientes, é rico em antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias, melhora o sistema digestivo e estimula a flora bacteriana. Em algumas doenças, como a artrite, reduz a inflamação que provoca nas articulações.
Melhora a digestão
Além disso, podemos afirmar que ajuda a melhorar a digestão e o carminativo, graças ao coentro, cominho e pimenta preta. Acalma o cólon, previne náuseas e cólicas e bloqueia o mau hálito. Também favorece o trânsito intestinal e combate os gases e o inchaço. Também pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e lipídios no sangue (triglicerídeos).
Efeito devido aos seus componentes
“A ação da cúrcuma para ser realmente eficaz deve conter também a pimenta, o coentro tem ações semelhantes ao coentro ou outras especiarias semelhantes que são muito ricas em óleos essenciais (uma das razões do sabor intenso) e esses componentes sempre atuam no sistema digestivo , aliviam a prisão de ventre, reduzem gases e assim evitam espasmos digestivos”, detalha.
Outros de seus benefícios
Podemos ainda referir as suas propriedades antitussígenas, em casos de constipação, congestão nasal e excesso de muco. Ingredientes picantes como pimenta caiena ou pimenta podem ser os responsáveis. Também podemos considerá -lo antienvelhecimento , devido aos seus antioxidantes mencionados, pois atuam contra os radicais livres, que neutralizam. Nesse caso, pode ser devido ao seu alto teor de açafrão (curcumina, especificamente). E pode nos ajudar a perder peso, já que uma de suas principais funções é acelerar o metabolismo, o que ajuda na perda de peso.
O molho que acompanha muitos pratos
Há uns caril que são saudáveis e outros nem tanto pela forma como são cozinhados ou mesmo pelos outros ingredientes que completam o prato:
- Dependendo da quantidade de legumes que adicionamos (quanto mais legumes, melhor).
- Teor de especiarias mais ou menos alto (com uma variedade maior é muito mais anti-inflamatório).
- Se for utilizada proteína de alta qualidade, seja de peixe, marisco ou aves, ou proteína vegetal.
- O teor de gordura para cozinhar.
- O teor de leite de coco que vai fornecer mais calorias ao prato.
- Se são ou não usados cereais ou arroz integral.
Para pessoas não acostumadas com esse alimento, ele pode ser levemente irritante para o sistema digestivo. Por isso é importante controlar a ingestão (quantidade e frequência) de caril, pois muitas vezes pode causar problemas digestivos como diarreia ou dores abdominais.