Você conhece o resfriado de verão? No verão, tendemos a sofrer menos resfriados do que no inverno, porque os vírus têm mais dificuldade em se espalhar (a maioria se dá melhor no frio, baixa umidade e pouca luz solar para sobreviver).
- Além disso, nos meses quentes, a temperatura dentro de nossas narinas aumenta , tornando-as um local mais inóspito para os germes.
No entanto, você pode ter o azar de pegar um daqueles resfriados de verão irritantes . Se isso acontecer com você, anote as dicas a seguir que o ajudarão a superá-los antes… e também para evitá-los caso você ainda não tenha sido infectado.
COMO EVITAR VÍRUS FRIOS
Para evitar o contágio, “é aconselhável tomar precauções extremas em locais lotados e, sobretudo, em espaços fechados (como aviões). Lave as mãos com mais frequência e use lenços descartáveis” , recomenda o professor Ronald Eccles , fundador do Center for the Common Cold da Cardiff University (Reino Unido) .
- Superfícies limpas: Você pode preparar uma solução desinfetante caseira com 500 ml de água, 150 ml de peróxido de hidrogênio, 50 ml de suco de limão e 10 gotas de óleo essencial de tea tree.
- Lembre-se de ventilar: Muitas vezes, principalmente naqueles dias em que parece que a temperatura não cai nem à noite, deixamos o ar condicionado ligado por muitas horas e até esquecemos de abrir as janelas. Dessa forma, o ambiente fica carregado de germes, o que facilita a propagação dos vírus.
- E seque suas roupas ao sol: alguns vírus podem sobreviver nas roupas mesmo depois de passar pela máquina de lavar. Uma boa maneira de removê-los é pendurá-los ao sol (ou colocar as roupas na secadora por pelo menos meia hora).
EVITAR MUDANÇAS BRUSCAS DE TEMPERATURA
Tente evitar contrastes súbitos entre quente e frio, que fazem com que suas mucosas façam um esforço extra para se adaptar, tornando-se menos eficientes.
- Isso pode acontecer no caso de você entrar em um prédio com o ar condicionado em uma temperatura muito baixa. Para que a mudança não seja tão repentina, leve sempre algo para se cobrir nestes casos (um lenço, um casaco fino…).
O mau uso do ar condicionado causa até 20% dos resfriados de verão
- E, em casa, o ideal seria mantê-lo entre 24 e 26º dependendo do grau de umidade, e evitar colocá-lo à noite. Tenha em mente que o ar condicionado resseca as membranas mucosas (sua primeira barreira de defesa) e reduz sua capacidade de impedir a entrada de germes.
Caso você já esteja resfriado , pode ser assaltado pela dúvida se é ou não conveniente para você dar um mergulho nas praias e piscinas.
- Se se sentir bem e não tiver febre, pode tomar banho sem problemas, desde que o contraste entre a temperatura da água e a do exterior não seja muito grande.
COLOCAR-SE AO SOL PROTEGE CONTRA INFECÇÕES
É a melhor maneira de ativar a produção de vitamina D que, entre muitos outros benefícios, previne infecções respiratórias. Claro que para que esse efeito ocorra é preciso tomar sol sem proteção solar por cerca de 15 minutos , e no verão é ainda mais importante fazê-lo fora das horas centrais do dia.
- Além disso, a luz solar demonstrou estimular o movimento dos linfócitos T, que desempenham um papel fundamental na resposta do sistema imunológico ao ataque de germes.
- Também faz você produzir mais serotonina (o “hormônio da felicidade”), o que faz você se sentir melhor.
ALIMENTOS CONTRA O FRIO
Certos alimentos podem te ajudar, e muito, a combater os sintomas do resfriado.
- Contra o congestionamento, algo picante: A capsaicina contida na pimenta caiena, pimenta ou páprica alivia a rinite.
- Para derrotar o vírus, vitamina C: você não a obtém apenas de frutas cítricas. Também é fornecido pela pimenta vermelha, salsa e kiwi.
- Combata o muco com caldo de galinha: Embora não lhe apeteça muito no verão, a verdade é que as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a diluir o muco, pelo que pode ser muito bom beber se estiver muito congestionado.
- Hidrate-se com cremes vegetais: fornecem vitaminas e uma boa dose de água.
- E esqueça o álcool: um de seus efeitos é causar desidratação, o que agrava os sintomas do resfriado. Além disso, pode irritar e secar as membranas mucosas.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!