Você já ouviu falar no chá santo daime? Também conhecido como Ayahuasca ou chá indígena, a bebida faz parte de uma tradição ancestral dos povos da Amazônia. Assim, ela ganhou fama nos últimos anos, devido ao seu potencial de cura para algumas doenças e seus efeitos de cunho espiritual.
Entretanto, será que o chá santo daime realmente faz bem para a saúde? O que você deve ter em mente antes de fazer uso da bebida? Confira as respostas a essas e outras perguntas hoje, 4 setembro, e conheça a história da famosa Ayahuasca.
Leia aqui: Chá de arruda: como fazer e para que serve? Cuide de forma natural de você
A origem do chá santo daime
A ayahuasca, como é geralmente conhecido o chá santo daime, é uma bebida feita com as folhas do arbusto chacrona e com o cipó jagube, espécies nativas da Amazônia. Do mesmo modo, muitas populações indígenas do local utilizam o chá em cerimônias ritualísticas, que remontam a milênios.
Assim, a bebida possibilita uma expansão da consciência, e fornece visões e sensações psicotrópicas, relacionadas, segundo os povos que o utilizam, a uma experiência pessoal de contato consigo mesmo e com o divino.
Todavia, o uso do chá santo daime deve seguir algumas restrições. Por isso, confira agora os prós e contras que a bebida pode proporcionar para quem a toma.
Benefícios da Ayahuasca
O chá santo daime contém DMT e inibidores do monoamina oxidase. Assim, tais substâncias causam euforia, distorções de consciência e visões psicodélicas, pois agem diretamente no sistema nervoso central.
Nesse sentido, muitos relatam uma experiência positiva com o uso da bebida, associada ao ganho de uma sensação de propósito e autoconhecimento.
Além disso, alguns estudos apontaram efeitos positivos da ayahuasca no tratamento de distúrbios psicológicos, como depressão, melancolia aguda, antissoaciabilidade, dentre outras. Do mesmo modo, a bebida ainda apresenta ação antibacteriana e antiparasitária no organismo.
Os perigos da Ayahuasca
Porém, é importante salientar que o chá santo daime tem inúmeras restrições, e pode causar problemas sérios de saúde, levando o indivíduo ao aprofundamento de problemas psicológicos ou mesmo à morte. Nesse sentido, a grande questão é que não há um padrão de avaliação sobre como o chá atua no organismo de cada indivíduo.
Ademais, apesar de a bebida ser regulamentada, ainda não há uma fiscalização sobre o modo como os grupos que oferecem a ayahuasca agem ou selecionam os participantes de seus rituais. Por isso, é necessária cautela ao procurar fazer uso da bebida.
Assim, muitos indivíduos relatam que, após fazerem uso do chá, ocorreram situações de vômito, diarreia, náuseas, tontura, taquicardia, aumento da pressão, e mesmo convulsões. Da mesma maneira, ainda foram constatados surtos psicóticos e intensificação de sentimentos e condições como ansiedade, medo e paranoia.
Nesse sentido, é importante mencionar que o chá santo daime é proibido para pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, bipolaridade ou que fazem uso de bebidas alcoólicas.
Dessa forma, esperamos que esta matéria o tenha ajudado a conhecer e avaliar melhor o famoso chá santo daime. Assim, se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de seguir o nosso blog.
Continue lendo: Você conhece a doença do tatu? Confira mais informações em minutos