Na última semana, um jovem de apenas 16 anos morreu devido a uma infecção nos pulmões, causada pela chamada doença do tatu. O caso ocorreu em Teresina, no Piauí, e comoveu toda a comunidade. Nesse sentido, o jovem ficou internado por 8 dias e chegou a ser intubado. Além disso, o irmão da vítima e um amigo também foram contaminados.
Desse modo, confira hoje, 4 de setembro, o que é a doença do tatu e como você pode identificar os sintomas e se proteger da maneira adequada. Além disso, veja como a doença é transmitida e o que você deve fazer em caso de contaminação.
Leia mais: Dor no estômago depois de beber, o que fazer? Não fique com dores!
Entenda a chamada doença do tatu
A doença do tatu, também conhecida como coccidioidomicose, é transmitida por um fungo chamado coccidioides. Assim, ele geralmente é encontrado no solo, em tocas e buracos escuros, como os que os tatus usam para se abrigar. Dessa forma, a doença não é transmitida do animal para o ser humano, como se pensa.
Assim, os meninos foram contaminados depois de saírem para caçar tatus e entrarem diretamente em contato com os esporos do fungo, que ficam sob a terra. Assim, eles adentram no corpo humano através da inalação e invadem os pulmões causando uma infecção severa, através de uma micose sistêmica.
O fungo responsável por transmitir a doença do tatu também pode ser encontrado em sítios arqueológicos, túneis, buracos sob o solo e cavernas. As pessoas mais atingidas são aquelas que trabalham em tais locais, como arqueólogos, paleontólogos, militares e trabalhadores de construção de estradas e transportes terrestres.
No caso registrado no Piauí, o fato decorreu de uma ação humana invasiva, já que a caça de tatus é proibida no Brasil. Mesmo assim, em alguns locais ainda há uma tradição de consumo da carne destes animais.
Principais sintomas
Os sintomas da doença do tatu são: dor torácica, dor nas articulações, tosse intenda, febre, além de nódulos, manchas e bolhas sobre a pele.
Tratamento
Se você apresentar qualquer um dos sintomas descritos acima, é necessário procurar imediatamente um médico infectologista, pois a doença evolui de forma muito rápida, podendo levar a óbito.
Ademais, o tratamento é feito através de medicamentos antifúngicos e, em casos de lesão pulmonar grave, a pessoa pode precisar de uma cirurgia.
Assim, esperamos que essa matéria tenha sido esclarecedora no que concerne à doença do tatu. Portanto, se você deseja acompanhar mais informações e dicas sobre saúde, não deixe de seguir o nosso blog!
Continue aqui: Chá de arruda: como fazer e para que serve? Cuide de forma natural de você