O vírus sincicial respiratório é uma das principais causas de infecção aguda do trato respiratório inferior; e os mais propensos a apresentar uma infecção grave são as crianças com menos de 2 anos e os adultos mais velhos, especialmente se forem imunocomprometidos ou se tiverem outras patologias subjacentes.
Ainda não existe uma vacina para prevenção do vírus sincicial respiratório e, mesmo após ser infectada, a criança não adquire imunidade permanente.
Ou seja: se ela entrar em contato com o vírus novamente, pode desenvolver a doença mais uma vez.
Como reconhecer o vírus sincicial?
Os sintomas do vírus sincicial aparecem entre 2 a 6 dias após a infecção e incluem:
- Nariz escorrendo
- Apetite reduzido (em crianças e bebês)
- Tosse
- Espirros
- Febre
- Chiado (som de assobio durante a respiração)
- Bebês muito pequenos podem apresentar irritabilidade, menos atividade e falta de ar.
Quase todas as crianças têm uma infecção pelo vírus sincicial antes dos dois anos de idade.
Como prevenir a doença?
O vírus sincicial respiratório não possui vacina ou tratamento específico , mas seus sintomas podem ser controlados com os tratamentos indicados pelo médico.
Diante disso, do ministério indicam que é mais relevante se vacinar contra Covid e influenza para evitar a convivência simultânea com outros vírus, no caso de crianças maiores de 3 anos.
Considerando que o vírus é altamente transmissível e que se espalha por gotículas de saliva de pessoas sintomáticas, as medidas para sua prevenção , como em todos os vírus respiratórios, são:
- Lavagem frequente das mãos
- Cubra a boca com o antebraço ao espirrar ou tossir
- Ventilar as casas
- Usar máscara
No caso das crianças, reforçar que permaneçam em condição de isolamento, principalmente os lactentes, que não sejam levados para locais lotados onde há mais aglomeração. Recomende o uso de máscara em locais lotados para reduzir o contágio.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!