Vírus da boca, mão e pé: estes são os sintomas que aparecem com a infecção pelo vírus Coxsackie

Fonte: CENÁRIOMT

Doença da boca, mão e pé: estes são os sintomas que aparecem com a infecção pelo vírus Coxsackie
Doença da boca, mão e pé: estes são os sintomas que aparecem com a infecção pelo vírus Coxsackie FOTO:PIXABAY

O vírus da boca, mão e pé é um problema de saúde causado pela infecção pelo vírus Coxsackie  A16 . Este é um patógeno altamente contagioso e tende a afetar principalmente crianças mais novas. 

Embora você nunca tenha ouvido falar, esta é uma doença bastante comum. É transmitida por contato de pessoa para pessoa, ou tocando superfícies ou objetos contaminados com fezes ou fluido das bolhas de pessoas doentes. Além disso, o vírus também pode entrar no corpo através de partículas respiratórias de pessoas infectadas. 

Do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos , eles explicam que esta não é uma doença particularmente perigosa, mas que em alguns casos pode causar complicações como desidratação, perda de unhas ou unhas dos pés, meningite ou encefalite.

Quais são os sintomas do vírus da boca?

Posso passar óleos essenciais em bebês?
Posso passar óleos essenciais em bebês? FOTO:PIXABAY

Leia também: Posso passar óleos essenciais em bebês?

Conforme explicado pela Clínica Las Condes, os principais sintomas do vírus da boca, mão e pé são:

  • Febre.
  • Sensação de mal-estar geral.
  • Lesões na mucosa da boca, muito semelhantes às aftas. 
  • Manchas vermelhas na pele.
  • Problemas gastrointestinais.
  • Falta de apetite. 

Os primeiros dias começam com febre, depois as crianças apresentam sintomas como dores abdominais e na garganta; no segundo dia aparecem lesões dentro e/ou fora da boca, e também manchas vermelhas na pele.

Segundo especialistas, o desconforto pode ser sustentado por 7 a 10 dias, mas será durante os primeiros dias que os sinais são vistos, período em que a doença tem maior probabilidade de se espalhar.

Caso identifique algum dos sintomas, deve consultar um médico sobre os passos a seguir, uma vez que este vírus não tem tratamento específico e as crianças só podem ser cuidadas em casa. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.