Uvas engordam ou emagrecem? A uva , adorada pelos gregos e romanos, sempre foi uma baga com má fama quando quisemos fazer dieta . Talvez na véspera de Ano Novo, seja quando tomamos os doze rigorosos sem considerar se eles vão nos engordar ou não, mesmo apesar de todos os possíveis excessos que você possa ter feito naquela noite. Lá estão eles, a cada toque. Você os come sem remorso, mas o resto do ano?
Eles têm espaço na sua despensa ou não podem entrar porque engordam? Dizemos-lhe porque deve incluí-los na sua dieta, aproveitando o facto de a sua época de colheita começar este mês e que, normalmente, entre setembro e outubro adquirem seu maior grau de maturação.
De qualquer forma, preto ou branco, são uma boa opção para incluir em uma dieta saudável.
RAZÕES PARA INCLUIR UVAS EM SUA DIETA
Para cada 100 gramas de uva, fornecemos cerca de 70 kcal e 18 gramas de carboidratos, dos quais mais de 15% são açúcares, enquanto o restante é, sobretudo, fibra . Além de suas qualidades antioxidantes, as uvas também contêm potássio, magnésio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido fólico e mais de 80% de água, para que possam nos ajudar a atender às necessidades de minerais e vitaminas do nosso corpo e manter a hidratação adequada, entre muitos outros benefícios, como promover o bom estado das artérias e nos ajudar a regular a pressão arterial.
Os carboidratos fornecem energia ao nosso corpo , mas o problema surge quando há um desequilíbrio entre tudo o que comemos e a energia que consumimos com nossa atividade diária, pois se não a utilizarmos, ela pode se acumular na forma de gordura. Assim, independentemente de estes hidratos de carbono virem ou não da uva, devemos ter em conta esse gasto energético, incorporando esta fruta na medida em que correspondam às nossas necessidades nutricionais. Se o fizerem, as uvas são sempre saudáveis .
No entanto, também temos que saber que, dependendo do tipo de uva que escolhemos, podemos variar a porcentagem de nutrientes que fornecemos ao nosso corpo .
Por exemplo, a uva preta, pela sua cor, destaca-se mais pelo seu poder antioxidante, pelo seu importante aporte de taninos e polifenóis, ajudando-nos a evitar o ataque dos radicais livres e o envelhecimento prematuro.
Por sua vez, as uvas brancas contêm maior concentração de açúcares e, nas passas, a porcentagem é ainda maior. Sem esquecer, em nenhum deles, o seu grande aporte de fibra , necessária para o correto funcionamento intestinal e com um importante efeito saciante.
Finalmente, outra razão para dizer sim às uvas é que, em nenhum caso, o açúcar natural contido em uma fruta com sua fibra será um problema que nos leva a ganhar peso. Em vez de olhar para as próprias frutas, é melhor que o façamos e nos banimos de todos os produtos feitos de farinhas refinadas e açúcares artificiais , como biscoitos zero , biscoitos leves , doces ou pão branco , etc.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!