Urinálise: o que são resultados normais e o que significam valores anormais

Fonte: CENÁRIOMT

Urinálise: o que são resultados normais e o que significam valores anormais
Urinálise: o que são resultados normais e o que significam valores anormais FOTO:PIXABAY

A urinálise fornece informações importantes sobre nossa saúde, pois através desta análise podem ser detectadas infecções do trato urinário, doenças renais, diabetes, etc. Explicamos passo a passo como fazer.

O exame de urina é um exame muito utilizado para detectar ou monitorar certos problemas de saúde e para diagnosticar infecções do trato urinário.

Com apenas 10 ml de urina você pode saber se tem doenças como mieloma múltiplo, diabetes, problemas renais ou metabólicos…

QUAIS DOENÇAS UMA URINÁLISE DETECTA?

O exame de urina pode fazer parte de um exame de rotina ou pode ser feito para testar ou monitorar doenças (como diabetes ou problemas hepáticos ou renais). Você também pode fazer um exame de urina se for fazer uma cirurgia .

Se estiver grávida , você fará este teste para procurar proteína na urina (proteinúria), que pode ser um sinal de pré- eclâmpsia , e bactérias na urina, que estão associadas a complicações na gravidez.

O exame de urina fornece muitas informações e pode ser útil para evitar, por exemplo, uma operação de apendicite , pois pode determinar que a causa da dor é uma infecção do trato urinário ou uma pedra nos rins.

Além de descartar ou confirmar se há infecções urinárias ou possível diabetes, entre outras doenças, um exame de urina também pode alertar para o câncer de bexiga (sangue na urina em alguns casos é devido a isso) ou avisar quando os ossos começam a enfraquecer devido à osteoporose , uma vez que o cálcio e o fósforo que eles liberam passam para a urina.

QUAIS SÃO OS COMPONENTES DA URINA?

A urina é composta principalmente de água, mas também contém uma pequena proporção de resíduos do corpo e sais inorgânicos.

  • Água : Até 95% da urina é água que o corpo elimina com substâncias dissolvidas nela.
  • Substâncias orgânicas : a urina contém compostos nitrogenados como uréia, ácido úrico ou creatinina.
  • Sais minerais : sódio, potássio, cloretos, fosfatos, sulfatos…
  • Outras substâncias : são conhecidos como compostos não nitrogenados: oxalatos, fenóis, ácido glucurônico.

COMO UMA AMOSTRA DE URINA DEVE SER COLETADA?

Normalmente, o médico recomenda que seja coletada a primeira micção da manhã , por ser mais concentrada. A urina normal é clara a amarela escura e parece clara, nunca turva. Para coletar corretamente sua amostra de urina , faça o seguinte:

  1. Primeiro lave as mãos com água e sabão.
  2. Recolha a amostra no recipiente estéril que lhe foi entregue ou que comprou na farmácia.
  3. Descarte o primeiro jato para evitar contaminação.
  4. Coletar 10 ml de urina .
  5. Mantenha-o na geladeira se for demorar para entregá-lo.

QUANTAS HORAS DE JEJUM VOCÊ TEM QUE FAZER PARA FAZER UM EXAME DE URINA?

Em geral, o exame de urina é feito com a chamada “urina isolada”, aquela que mandam colher pela manhã, após um jejum noturno .

No entanto, por vezes, para obter um estudo mais completo (e determinar hormonas, detectar toxinas, avaliar problemas renais…), o médico pode pedir-lhe para colher a sua urina durante 24 horas e pode ser necessário jejuar durante esse período. .

COMO É UM EXAME DE URINA?

Uma vez que a amostra de urina tenha sido coletada e entregue, três tipos diferentes de estudos de urina podem ser realizados no laboratório , dependendo do que for determinado:

  • tira de teste . Eles despejam o líquido em uma tira com pequenas almofadas químicas que mudam de cor ao entrar em contato com certas substâncias.
  • sedimento urinário . Eles centrifugam a amostra para separar os sólidos do líquido e analisam o sedimento que resta. Eles estudam as células epiteliais , os leucócitos e se há glóbulos vermelhos .
  • Cultura de urina . Se houver suspeita de infecção de urina , eles realizam uma cultura para isolar o possível microrganismo e determinar o antibiótico que melhor o combaterá.

QUAIS VALORES SÃO NORMAIS EM UM EXAME DE URINA?

Um exame de urina não apenas permite que você saiba como seus rins estão funcionando, mas também fornece pistas sobre outros problemas de saúde.

  • Glóbulos vermelhos : quase não deve haver glóbulos vermelhos na urina. Se sua presença for alta (mais de 5 por campo), é necessário verificar se pode ser devido a uma lesão no rim, trato inferior ou bexiga, causada por cálculos, infecções ou tumores .

Também mostra valores de proteínas de três tipos:

  • Creatinina . É uma proteína muscular que circula no sangue e é excretada na urina. Se aparecer elevado na amostra (mais de 250 mg/dl) significa que os rins não o estão eliminando bem , talvez porque estejam afetados por algum distúrbio.
  • albumina . Geralmente são encontradas pequenas quantidades na urina (até 30 mg/g), mas se os valores dispararem, é sinal de que algo está errado com os rins . É um parâmetro monitorado regularmente em pessoas com diabetes, que pode afetar os rins ao longo do tempo.
  • Ureia . É um resíduo da quebra de proteínas e, portanto, está diretamente relacionado à quantidade de proteína ingerida . Se você comer demais ou se seu rim não filtrar bem a ureia, esses dados aparecem aumentados na urina.

Por outro lado, valores muito elevados de glicose no exame de urina podem indicar que a pessoa tem diabetes .

Você também deve saber que, se forem detectados leucócitos na análise, pode ser devido a uma infecção urinária . A mesma coisa acontece com os nitritos. Nesses casos, costuma-se prescrever outro exame microbiológico, que apenas determina a presença de possíveis bactérias.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).